Plantão

Brasileiro é preso por tentar assassinar vice-presidente da Argentina

Um brasileiro foi preso nessa quinta-feira (1º) na Argentina após tentar disparar com uma arma de fogo contra a vice-presidente do país, Cristina Kirchner, quando ela chegava em casa, no bairro Recoleta, em Buenos Aires. As informações foram confirmadas pelo ministro da Segurança, Aníbal Fernández.


De acordo com a polícia, o homem é Fernando Sabag Montiel, um brasileiro de 35 anos que tem antecedentes criminais por porte ilegal de arma. Segundo o ministro Fernández, o homem teria tentado disparar contra a vice-presidente usando uma pistola .38, mas não conseguiu porque a arma teria falhado.


Uma pessoa, que foi indicada por aqueles que estavam próximos como tendo uma arma, foi detida pelo pessoal de custódia. A arma foi encontrada e agora tem que ser analisada, afirmou o ministro.


O presidente da Argentina, Alberto Fernández, fez um pronunciamento e disse tratar-se do "evento mais sério que passamos desde que a Argentina voltou à democracia". E acrescentou que Cristina permanece viva porque, por "algum motivo que ainda não foi confirmado, a arma com cinco balas não disparou mesmo com o gatilho sendo puxado".


Acusação por corrupção

Em meio a uma polarização crescente da sociedade argentina, centenas de militantes se reúnem desde a semana passada em frente à casa de Kirchner, 69 anos, acusada de corrupção durante seu governo (2007-15) e contra quem o Ministério Público pediu uma sentença de 12 anos de prisão e desqualificação política perpétua.


O ataque à vice-presidente foi repudiado pela coalizão de oposição Juntos pela Mudança, que solicitou uma investigação dos acontecimentos, e também pelo gabinete de ministros.


"Meu absoluto repúdio ao ataque sofrido por Cristina Kirchner, que felizmente não teve consequências para a vice-presidente. Este fato gravíssimo exige esclarecimento imediato e profundo por parte do sistema de justiça e das forças de segurança", escreveu no Twitter o ex-presidente de centro-direita Mauricio Macri (2015-19).

GHZ com AFP