Plantão

VÍDEO: Sousa tem um caso em investigação da Varíola dos Macacos e o número no estado aumenta para 21

  

A cidade de Sousa, no Sertão paraibano, tem um caso de Varíola dos Macacos em investigação. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde. O registro é de um homem que está sendo monitorado e que teria adquirido o vírus quando estava no Rio Grande do Norte.



Conforme último boletim da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba divulgado na tarde desta terça-feira (09), aumentaram mais três casos e agora o estado está com 21 registros em investigação.



Além do caso de Sousa, outras 20 pessoas também estão aguardando resultados e encontram-se em observação. João Pessoa, a Capital paraibana, é a cidade com mais registros em investigação, são 13 ao todo. Santa Rita, também no litoral, apresenta dois casos; além das cidades de Rio Tinto, Mulungu, Ingá, Belém, Campina Grande e Lagoa Seca, todas com 1 caso cada.



A Secretaria de Saúde do Estado informou que grande parte dos casos que estão em investigação na Paraíba, estão com sintomas leves e encontram-se isolados.



De acordo com os órgãos de saúde, o vírus poder ser passado de pessoa para pessoa e os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça e dores no corpo, dor nas costas, calafrios, cansaço, feridas na pele e gânglios inchados.



A orientação da SES é que em caso de surgimento de algum sintoma, a pessoa deve urgentemente procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um Hospital Regional, caso tenha no município. O objetivo é fazer a coleta de material para investigar o caso.



O vídeo que está no topo do texto foi gravado antes da atualização da tarde desta terça-feira (09).


Da Redação com informações do Diario do Sertão