Plantão

Programa social de alimentação na Paraíba pode estar sendo usado para esquema; ENTENDA



O Governo da Paraíba tomou a iniciativa de lançar o programa ”Tá Na Mesa”, que foi criado com o objetivo de melhorar as condições nutricionais das famílias em condição de pobreza, dos trabalhadores informais e da população em situação de vulnerabilidade social de insegurança alimentar e de fomentar a rede de comércio de alimentação dos municípios da Paraíba, bem como toda a cadeia de abastecimento e fornecimento de suprimentos, a exemplo de produtores rurais e orgânicos, produtores de descartáveis, rede atacadista de distribuição de alimentos e outras atividades afins.



No entanto, os restaurantes contemplados geram suspeitas. A atenção é voltada para os empreendimentos que venceram as licitações quando se observa a data de abertura. Coincidentemente, boa parte foi criada na semana em que o edital exigia um prazo para apresentar propostas.



No caso, por exemplo, uma empresa foi aberta no dia 17 de maio de 2021, quando o edital estava ainda no seu prazo de quatro dias para apresentação de licitações por ter sido lançado no dia 14 de maio.


Além disso, conforme denúncias feitas ao Terra Brasil Notícias, uma das sedes dos locais que deveriam fornecer alimentos é uma casa, sem nenhuma preparação prévia para executar o serviço.

Outro ponto citado pelos denunciantes é a falta no controle da distribuição das ”marmitas”. O programa previa a distribuição de uma por pessoa, enquanto restaurantes entregam quatro ou cinco. A quantidade de estabelecimentos contemplados também chamou a atenção que foi diretamente para uma pessoa.