Plantão

O VALE DO PIANCÓ NECESSITA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA; Por Luiz Rosa Filho



Não é de hoje, que se busca a instalação de uma Universidade Pública no vale do Piancó. A população desta região aguarda incansavelmente pela concretização deste sonho. Este, que certamente trará muitos benefícios, dentre outros podemos citar: a diminuição do deslocamento dos estudantes, para cidades distantes, deixando seus lares, seus familiares em busca da realização do objetivo de ter um curso superior, uma profissão; crescimento econômico, uma vez que a cidade sede da instalação de uma Universidade aumentará o fluxo de pessoas, que passam a consumir mais produtos das mais diversas espécies.


            Além do citado acima, uma Universidade ainda contribui para o desenvolvimento de conhecimentos dos mais variados tipos, que colaborará na mudança de postura de uma sociedade. As Universidades públicas, “especialmente no Brasil, têm uma responsabilidade única de produzir conhecimentos e fazer com que esses conhecimentos tragam benefício social, intelectual e econômico para a sociedade”. (Hernan Chaimovich in Jornal da USP).


            Diante desta configuração, não fica nenhuma dúvida com relação à importância das Universidades públicas, para uma cidade, para uma região, visto que a capacidade de aumento e desenvolvimento do fator econômico e da geração de emprego é imprescindível. Desta forma, a presença ativa destas instituições na região é que se constata a instalação e o crescimento de outros empreendimentos, seja no setor de comércio ou serviços, gerando emprego, renda e melhores condições de vida à população, resultado no desenvolvimento e crescimento regional efetivo. (CHIARELLO, 2015, p. 244).


        No entanto, para a realização desta finalidade, a implantação de uma Universidade pública no vale do Piancó, vai além da vontade da população, pois se faz necessária uma representatividade política comprometida com esse anseio social, como também que deixe de lado os seus projetos pessoais, e abrace as prioridades dos cidadãos em geral, ou seja, da sociedade.


            Nesta eleição que se aproxima NILSON LACERDA, abraça a causa de lutar caso eleito deputado estadual, pela concretização do sonho do vale do Piancó com a implantação de uma Universidade pública. Porém, o que nos leva a acreditar e confiar nesta proposta? A resposta é o trabalho desenvolvido por NILSON LACERDA, enquanto prefeito por dois mandatos na cidade de Conceição, onde o trabalho prevaleceu em detrimento de qualquer outro objetivo.


            NILSON LACERDA transformou a cidade de Conceição, basta observar as diversas obras realizadas nesta cidade, além de investimentos na área da Educação, Saúde, infraestrutura, agricultura. Este trabalho lhe rendeu uma aprovação pela população de Conceição de mais de 80%. Ainda, sendo capaz de eleger seu sucessor, demonstrando o seu trabalho eficiente e produtivo em prol do desenvolvimento e melhoria da população.


            Diante do exposto, NILSON LACERDA, demonstra a sua capacidade e empenho na luta incansável em favor das pautas recorrentes e prioritárias da sociedade, além do zelo e responsabilidade no trato com a coisa pública. Assim sendo, não resta dúvida, se eleito for deputado estadual, certamente a instalação de uma Universidade pública no vale do Piancó ficará mais próxima de ser concretizada, e junto com isso, a realização de um sonho de milhares de pessoas, que há anos espera por este feito.


            Para que isso venha a acontecer, é necessário que todos aqueles que comungam desta prioridade, possa dar a oportunidade a NILSON LACERDA de poder buscar e lutar por este feito inédito e necessário para o crescimento do vale do Piancó, que é a implantação de uma Universidade pública.

 

REFERÊNCIAS

 

CHIARELLO, Ilze Salete. A Universidade e seu papel no desenvolvimento regional: Contribuições do Proesde. Disponível em: file:///C:/Users/usuario/Downloads/795-Texto%20do%20Artigo-3168-1-10-20151029.pdf. Acessado em: 23/08/2022.

 

Universidade pública tem papel social, intelectual e econômico. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/universidade-publica-tem-papel-social-intelectual-e-economico/. Acessado em: 23/08/2022.