Plantão

O mundo em tensão: Após atitude de Biden, China anuncia ações militares



Estados Unidos e China parece que estão ensaiando um novo conflito mundial.


Xi Jinping havia advertido os Estados Unidos para que não se aproximasse de Taiwan.


Em uma visita não divulgada, um avião da Força Aérea dos Estados Unidos transportando a presidente da Câmara dos Representantes do país, Nancy Pelosi, chegou na manhã desta terça-feira (2) a Taiwan.


Pelosi chegou a Taiwan por volta das 22h30 no horário local (11h30 de Brasília). Amanhã (3), ela se reunirá com o governo da ilha e visitará o Parlamento local.


Os chineses afirmam que monitoraram o trajeto do voo de Pelosi, que saiu da Malásia.

"A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso independente dos EUA em apoiar a democracia vibrante de Taiwan", disse Pelosi.

 

E complementou:

"Nossa solidariedade com os 23 milhões de moradores de Taiwan é mais importante do que nunca, em um momento no qual o mundo encara uma escolha entre a autocracia e a democracia".

 

Para os chineses, a visita é uma provocação.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse o seguinte sobre a visita de Pelosi:

"É uma violação severa do princípio de Uma Só China, infringe severamente a soberania e a integridade territorial da China, prejudica severamente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, e emite um sinal severamente errado às forças secessionistas da 'independência de Taiwan'".

 

Já o Ministério da Defesa chinês disse que colocou suas Forças Armadas em alerta e que lançará "operações militares com alvos específicos". 


A Defesa chinesa afirmou ainda que a visita terá um "impacto severo na base política das relações China-EUA.


Jornal da cidade online