Plantão

Forças de segurança deflagram operação no Sertão paraibano



Uma operação policial foi desencadeada nas primeiras horas desta quinta-feira (25), nos municípios de São José de Piranhas, Aguiar e Cajazeiras, Sertão da Paraíba. Denominada Ato Final, a operação foi encabeçada pelas Forças de Segurança Pública da Paraíba, que teve por objetivo a desarticulação de um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas, roubos e execuções de pessoas.



Segundo a polícia, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão temporária, expedidos pela Justiça. Cerca de 100 policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiros, participaram da ação.



No dia 19 de junho de 2022, dois dos integrantes do grupo, estavam em uma vaquejada no município de Aguiar, local de atuação do grupo na distribuição de drogas, onde assassinaram o Sargento Francisco Salviano da Silva, mas foram mortos em confronto com a polícia.



Em represália, o grupo matou no dia 08 de julho de 2022, José Carlos Pereira, que sofreu uma emboscada no Sítio Boa Vista, município de Aguiar, sendo executado a tiros por suposta delação do local onde estaria os suspeitos que mataram o policial militar na vaquejada.



De acordo com a polícia, os suspeitos vinham planejando matar outro policial militar que tinha participado do confronto, onde morreram dois criminosos que mataram o sargento na vaquejada. Com essa ação foi possível desestruturar o grupo e restabelecer a ordem pública.


Prisões


A operação policial foi coordenada pelos delegados, Cristiano Jacques, Ilamilton Simplício, além do Coronel da PM Campos, do Coronel da PM Elder , do Coronel Terceiro, Coronel Saulo e Coronel Charlton e do Major Hugo, comandante da 3ª Companhia de São José de Piranhas.


Assessoria