Plantão

DIA DO ESTUDANTE: ORIGEM, IMPORTÂNCIA E SIGNIFICADOS; Por João Filho



O Dia Internacional dos Estudantes

No mundo, o Dia do Estudante é comemorado no dia 17 de novembro. A escolha da data nos remete a um fato histórico ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Adolf Hitler, líder nazista da Alemanha (desde janeiro de 1933, quando foi nomeado Chanceler), seguindo sua teoria da conquista do espaço vital, resumida na ideia de expansão territorial para a formação de uma grande nação ariana, ordena que seu exército invada (1939), o território da antiga Tchecoslováquia, atual República Tcheca ou Tchéquia, como hoje reivindicam serem conhecidos internacionalmente.

Diante da invasão do exército nazista da invasão e ocupação de seu território, jovens estudantes tchecos organizam uma resistência e, na luta contra as forças invasoras, o jovem estudante Jan Opletal, morre no dia 11 de novembro de 1939.

Em homenagem ao fato e a todos os estudantes que pereceram em combate, conforme informa o texto: 11 de agosto Dia do Estudante, publicado no site Brasil Escola: o (...) [O] "Conselho Internacional de Estudantes (que hoje é a atual União Internacional dos Estudantes), em 1941, na capital da Inglaterra (...)”, instituiu a data de 17 de novembro, pós-enterro de Jan Opletal, como o dia Internacional do Estudante.

O Dia Nacional do Estudante

No Brasil, a origem do Dia Nacional do Estudante também tem a ver com um fato histórico de grande relevância. Não se trata, porém, de um fato relacionado a uma luta contra a invasão estrangeira, mas de um fato que marcou uma conquista para o nosso sistema educacional. Tal fato possibilitou maior independência para os brasileiros e estabeleceu as bases rumo ao Direito à Educação, hoje constitucional e mais abrangente. 

No dia 11 de agosto de 1827, o então imperador do Brasil, D. Pedro I autorizou que fosse criado no Brasil duas Faculdades de Direito, uma em Olinda – PE, que depois foi transferida para Recife – PE (hoje UFPE) e outra em São Paulo – SP (hoje USP). É bom lembrar que desde 1808 já se haviam criado academias de Ensino Superior no Brasil, a exemplo das “(...) academias de Cirurgia e Anatomia, da Guarda Marinha, alguns anos depois de Agricultura, de Pintura e Escultura, entre outras”, de acordo com Karoline Figueiredo, em texto intitulado Dia do Estudante, publicado no site Infoescola.

A criação das Instituições para os cursos de Direito, somou-se às demais já existentes e se tornou um marco de nossa História da Educação. Por tais motivos a data de 11 de agosto foi escolhida para homenagear os Estudantes brasileiros e, ao mesmo tempo, os advogados, que para alcançaram tal grau superior dos estudos em Direito, são primariamente e sempre, estudantes.

Nesse respeito, ocorre que foi só um século depois, em 1927, que a data de 11 de agosto, definitivamente, foi oficializada como o Dia do estudante no Brasil. O acontecimento que motivou esse debate e fixou a decisão citada, é narrada por Cláudio Fernandes, no texto “11 de agosto — Dia do Estudante"; Brasil Escola:

Sendo assim, em 11 de agosto de 1927, cem anos após a criação das referidas faculdades, houve uma comemoração em homenagem a elas. O advogado Celso Gand Ley, que estava participando das comemorações, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira.

 

Acatada e aprovada a sugestão do advogado Celso Gand Ley, firmou-se entre nossas datas comemorativas o dia 11 de agosto como o Dia Nacional do Estudante. 

A data, para além do seu fundo histórico, deve nos lembrar do que pode significar, modificar e até transformar, o fato de uma pessoa ter ou não acesso à Educação em sua vida.  

Nesse dia os estudantes (de todos os níveis), são lembrados de que, primeiro: a Educação é uma conquista e não um beneplácito; segundo, são mediante o aproveitamento das possibilidades disponibilizadas dentro do processo educacional que são abertas, para todos os brasileiros, as possibilidades de mobilidade social e, terceiro, da importância de os jovens estudantes terem a consciência crítica de que ainda precisamos avançar na luta por uma Educação de melhor qualidade e que isso só será possível se cada geração persistir em se educar.

 

REFERÊNCIAS E FONTES

Dia do estudante – 2022 – Saiba tudo sobre a comemoração. Disponível em: https://radiojornal.ne10.uol.com.br/radio-jornal-indica/2022/08/15061055-dia-do-estudante-2022-saiba-tudo-sobre-a-comemoracao.html#:~:text=Em%2011%20de%20agosto%20de,Dia%20do%20Estudante.%20%2D%20Reprodu%C3%A7%C3%A3o. Acesso: 11 de agosto/2022.

Dia do estudante – Datas comemorativas.  Disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=27&p_secao=16 acesso: 11 de agosto de 2022. 

FERNANDES, Cláudio. "11 de agosto — Dia do Estudante"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-estudante.htm. Acesso em 11 de agosto de 2022.

Dia do estudante – Entenda a origem e a importância da data. Disponível em: https://www.florence.edu.br/blog/dia-do-estudante/ Acesso: 11 de agosto de 2022.

Dia do Estudante. Disponível em: https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/dia-do-estudante/ Acesso em 11 de agosto.