Plantão

EUA iniciam testes em humanos de três vacinas de RNA mensageiro contra o HIV



Os Estados Unidos deram nesta semana um novo passo em busca de uma vacina contra o vírus HIV, causador da Aids. O Niaid (Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas), ligado ao governo dos EUA, anunciou na segunda-feira (14) o início dos testes em humanos de três imunizantes diferentes.



Todos são baseados na mesma tecnologia que se mostrou bem-sucedida nas vacinas anti-Covid: a de RNA mensageiro. Utiliza-se uma espécie de receita genética para induzir o organismo a produzir anticorpos específicos contra o vírus.



Nesta primeira fase, serão avaliadas a segurança e a capacidade dos produtos de estimular uma resposta imune.



"Cada candidata a vacina experimental é projetada para apresentar a proteína spike encontrada na superfície do HIV que facilita a entrada nas células humanas. Cada uma das vacinas experimentais codifica proteínas estabilizadas diferentes, mas altamente relacionadas. Nenhuma das três vacinas candidatas pode causar infecção pelo HIV", afirma o Niaid em comunicado.



Serão recrutados 108 adultos com idade entre 18 e 55 anos em 11 locais dos Estados Unidos. Os voluntários serão designados aleatoriamente para um dos seis grupos predefinidos.



O ciclo vacinal envolve três injeções, sendo uma na primeira visita. A segunda será aplicada um mês depois e a terceira após seis meses.



"A segurança e as respostas imunológicas serão examinadas por meio de amostras de aspiração por agulha fina de sangue e linfonodo colhidas em pontos de tempo especificados ao longo do estudo. A equipe clínica acompanhará de perto a segurança dos participantes durante todo o estudo. Espera-se que o ensaio clínico seja concluído em julho de 2023", finaliza o Niaid.



O estudo é financiado pelo governo dos Estados Unidos e pela Fundação Bill & Melinda Gates, além de contar com a colaboração da empresa de biotecnologia Moderna, que fabricou as vacinas.