Plantão

Conceiçoense, Erik Figueiredo, assumiu nesta quarta-feira(09) à presidência do IPEA



O governo do presidente Jair Bolsonaro trocou a direção do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), as informações constam no Diário Oficial da União. O presidente Carlos von Doellinger foi exonerado nesta quarta-feira (9), e para seu lugar foi nomeado Erik Alencar de Figueiredo.



Figueiredo é paraibano natural da cidade de Conceição, no Sertão da Paraíba, ocupava o cargo de subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia, ao lado de Paulo Guedes, Ministro da Economia.



Erik Figueiredo, é Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Economia pela UFPB, foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, e doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em economia pela University of Tennessee, Estados Unidos.



Doellinger é graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Economia pela escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializações em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, e em Engenharia de Produção e Fabricação pela Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).



Carlos von Doellinger publicou livros como ‘Política Brasileira de Comércio Exterior e Seus Efeitos’, ‘Empresas Multinacionais na Indústria Brasileira’ e ‘Memórias de um economista’ - esse último retrata as experiências vividas por um economista do setor público entre 1979 e 1994.


Da Redação