Plantão

VÍDEO: "Comprovaram que o sistema é violável", disse Bolsonaro sobre fala do Ministro Fachin



O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, nesta quarta-feira (16), as declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, sobre suposto ataque hacker que o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estaria sofrendo por influência da Rússia.


- É triste e é constrangedor para mim receber acusação como se a Rússia se comportasse como um país terrorista digital. Lamentamos muito essa fala do ministro Fachin, enquanto o chefe de Estado brasileiro está em solo russo - disse o presidente em entrevista à Jovem Pan.

Bolsonaro disse que a afirmação de Fachin sobre possível ataque hacker que o TSE já esteja sofrendo causava estranheza porque o atual presidente da Corte eleitoral, Luis Roberto Barroso, crítico voraz à impressão do voto eletrônico, garantiu ao Congresso Nacional que o sistema era "inviolável".


De Moscou onde estava para fechar acordos comerciais com Vladmir Putin, o presidente do Brasil ainda lembrou que, há mais de uma semana, quando Fachin e o colega Alexandre de Moraes estiveram no Palácio do Planalto para entregar convite de posse da nova presidência do TSE, ele tentou, por duas vezes, conversar com Moraes, que não lhe dirigiu palavra.

E resumiu:

- Se o sistema eleitoral é inviolável, por que essa preocupação? Acabaram de comprovar que pode ser violável - apontou.

Assista:

  • Jornal da cidade online