Plantão

Única cidade da Paraíba sem nem uma morte por Covid-19, registra o primeiro caso



Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Após quase dois anos de pandemia, a cidade de Riachão do Bacamarte, localizada no agreste da Paraíba, confirmou a primeira morte por Covid-19. O óbito foi confirmado no boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) neste sábado (5). Com isso, todos os 223 municípios paraibanos passam a ter mortes causadas pela Covid-19.


Apesar da morte ter sido confirmada só neste sábado, ela aconteceu na verdade em 31 de outubro do ano passado. De acordo com a SES, os dados de óbitos podem demorar até 2 anos para revisão.


A vítima que morreu é uma mulher de 35 anos. Segundo a Saúde estadual, o município não informou se a vítima tinha comorbidade e esquema vacinal completo


Riachão do Bacamarte tem uma população de pouco mais de 4.500 habitantes, segundo dados do IBGE. Em julho de 2021, quando a cidade já era a única da Paraíba sem mortes por Covid-19, a TV Paraíba fez uma reportagem sobre o combate à pandemia no local. Moradores relataram que entre as medidas de prevenção estava o uso de carros de som que informava os moradores sobre os protocolos sanitários. Na ocasião, a cidade contava com duas unidades de saúde, uma delas para atendimento exclusivo de casos suspeitos de Covid-19.


Conforme os dados da SES, do início da pandemia até este sábado, Riachão do Bacamarte registrou 704 casos de Covid-19.


Da Redação com G1