Plantão

Fábrica da Toyota no interior de São Paulo vai exportar para os EUA



A Toyota anunciou na quarta-feira 16 que iniciará a exportação de motores, produzidos na fábrica de Porto Feliz, no interior de São Paulo, para os Estados Unidos.



Com esse contrato, cujos embarques começam em setembro, a montadora precisará aumentar o número de trabalhadores em 40%.



Assim, serão abertos 150 novos postos de trabalho, elevando o total de empregados na unidade de Porto Feliz para 540.



Para atender à nova demanda, a fábrica passará a operar 24 horas por dia em algumas linhas e elevará a produção mensal das atuais 13 mil unidades para quase 17 mil.



O contrato de envio de motores, do tipo 2.0 litros, para fábricas da Toyota instaladas no mercado norte-americano totalizará 45,6 mil unidades somente neste ano.



Por meio de nota, a empresa informou que o fornecimento a partir do Brasil visa a atender ao aumento da demanda.



Segundo a montadora, os motores brasileiros foram submetidos a longos testes e receberam certificação de durabilidade, eficiência e controle de emissões.



Com mais essa decisão, as fábricas do Brasil e da Argentina ampliam sua base de fornecimento de motores e outros equipamentos para carros a combustão, num momento em que esses equipamentos deixam de ser fabricados em alguns países pelo avanço da eletrificação.


Da redação