Plantão

VÍDEO: reportagem mostra avanço das águas da transposição após liberação das comportas no Sertão da Paraíba; Veja!

 

A reportagem especial desta quarta-feira (26) mostrou o avanço das águas do Velho Chico, após sair da barragem de Boa Vista em São José de Piranhas rumo a Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.



Apenas três dias foi o tempo suficiente para encher a barragem de Caiçara ao ponto de o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) abrir as comportas para as águas avançarem pelo canal para o Açude Engenheiro Avidos.



As águas da transposição entram em Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas) por intermédio do Canal Caiçara-Avidos. Na etapa seguinte, o recurso hídrico segue, pelo Rio Piranhas Açu, até a Barragem de São Gonçalo, no município de Sousa, de onde percorrerão, pela primeira vez, rumo ao Rio Grande do Norte, abastecendo as barragens de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu. A previsão de chegada dessas águas em terras potiguares é neste mês de fevereiro.



“Essas águas vão permitir que milhares de pessoas possam ter a tão sonhada segurança hídrica. Destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.



O vereador Mylano Araujo foi o primeiro a presenciar o momento da passagem da água pelo canal Caiçara-Avidos, ou seja o trecho que sai das comportas da barragem de Caiçara, cruzando uma ponte por baixo da PB-400 até o açude Engenheiro Avidos.



O prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes, também esteve presente durante a abertura das compostas do reservatório e falou desse momento importante para os sertanejos com a chegada das Águas do Velho Chico no Alto Sertão paraibano.


SOBRE ENGENHEIRO AVIDOS


Em operação desde 1936, a Barragem Engenheiro Avidos recebeu reformas em 1977 e, agora, passa por serviços de modernização e recuperação, investimentos federais de R$ 17,6 milhões. A previsão de entrega dessas obras é em junho de 2022.


PROGRAMA RADAR CIDADE


O programa Radar Cidade é produzido pelo site Radar Sertanejo e vai ao ar toda quarta-feira, às 19 horas, ao vivo em HD pela TV Diário do Sertão canal 3 da Netline para cerca de 80 cidades do Sertão e algumas capitais. Também pode ser assistido pelo Facebook, Youtube e pela página oficial do site Radar Sertanejo.


Por Dida Gonçalves / Radar Sertanejo

Nenhum comentário: