Plantão

Lula, Kirchner e outros políticos latino-americanos receberam dinheiro da Venezuela, afirma ex-chefe de espionagem



O ex-chefe de espionagem da Venezuela, Hugo ‘Pollo’ Carvajal, afirmou à Justiça que a ditadura socialista venezuelana, durante os governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, enviava remessas de dinheiro para Lula da Silva, Néstor e Cristina Kirchner, além de outros políticos da América Latina.



“Enquanto era diretor de Inteligência e Contraespionagem Militar na Venezuela, recebi um grande número de relatórios indicando que esse financiamento internacional estava ocorrendo. Exemplos específicos são: Néstor Kirchner, na Argentina; Evo Morales, na Bolívia; Lula da Silva, no Brasil; Fernando Lugo, no Paraguai; Ollanta Humala, no Peru; Zelaya, em Honduras; Gustavo Petro, na Colômbia; Movimento Cinco Estrelas, na Itália e Podemos, na Espanha. Todos esses foram reportados como destinatários de dinheiro enviado pelo Governo venezuelano”, denunciou Pollo Carvajal.



Conforme reportamos, Pollo tem colaborado com a justiça espanhola a fim de evitar uma extradição para os Estados Unidos, onde é denunciado por vários crimes, notadamente tráfico de drogas, envolvimento e colaboração com a guerrilha marxista revolucionária colombiana FARC.



Atualmente ele se encontra na Espanha e teve seu visto de permanência negado nessa terça-feira (19).



O analista político Carlos Dias lembrou que os operadores e criadores de toda a operação do Foro de São Paulo que assaltou os cofres do Brasil durante anos e levou a Venezuela à falência sob a égide do socialismo estão impunes e soltos.



“Nós vemos aí agentes de Estados, chefes de segurança de presidentes, estrutura de inteligência de países de esquerda envolvidos, imbricados em todos os limites mais superiores possíveis com o tráfico de drogas. Financiamento de suas operações para tomarem o poder e fazerem o que fizeram na Venezuela, o que fizeram no Brasil. O Foro de São Paulo atuando permanentemente aqui, roubaram o povo brasileiro de maneira desavergonhada, essas operações hoje foram extremamente minimizadas, seus criadores que projetaram e coordenaram isso estão soltos, livres”, lembrou.