Plantão

Compre no AMAZON, o Site mais seguro mundo!

Os Melhores Preços no AMAZON

31 outubro 2021

A BALANÇA, OS PESOS E AS MEDIDAS; Por João Filho



Ao que parece a expressão "dois pesos e duas medidas" encontrada na Bíblia em Deuteronômio 25:13-15, quis dizer que o  uso de dois pesos (diferentes) para se medir a mesma massa é injusto e abominável do ponto de vista de Deus. 



Numa situação literal, imagine que um comprador, ao utilizar um tipo de balança em que de um lado se coloca o produto e do outro o "peso" (tipo a balança que simboliza a Justiça no Direito). Pois bem, na hora que o comprador vai comprar um produto ele usa um peso que lhe favorece. Ou seja, o produto (por exemplo, uma saca de milho), deveria "pesar" 60kg, mas como ele usou um "peso" fraudado a saca só mediu 58 kg. Quando ele comprar, dessa forma, 50 sacas de milho, ele terá "ganho" 100kg do agricultor que lhe vendeu sua produção. Ok? 



Quando o comprador/atravessador for revender as 50 sacas de milho, usando a mesma balança, ele troca apenas o "peso" colocando agora o outro "peso", que dará a cada saca os reais 60 kg. Isso oficializa sua atitude desonesta, comprova seu crime e sua "balança" (na verdade o agora revendedor) praticou a injustiça. Não é verdade? 



Assim, ao usar "dois pesos", de modo deliberado, o comprador praticou um crime ao conseguiu "provar" que a mesma quantidade de milho pode, de acordo com a balança e os pesos usados, ter um total de quilogramas diferente. 



Agora, imagine, que a JUSTIÇA BRASILEIRA, ao utilizar a Balança da Justiça (estou propondo uma analogia), utilizasse dois pesos para medir, juridicamente, as situações ou casos concretos que lhes são colocados para que eles (os juízes), "pesem", em conformidade com ordenamento jurídico em vigor, casos à semelhança. Certamente, a Justiça estaria sendo corrupta se usasse "dois pesos" para dar a cada um a medida, ou seja a punição JUSTA! 


Veja então os casos concretos citados baixo e tire sua conclusões:


Da Redação

Nenhum comentário: