Plantão

Primeiro caso de doença contagiosa e transmitida por animais de rua é registrada em Patos, na Paraíba



Nesta terça-feira, dia 28 de setembro, foi confirmado o primeiro caso de infecção por esporotricose em humano na cidade de Patos neste ano.



A esporotricose é uma doença infecciosa causada por um fungo, essa doença pode acontecer tanto em humanos quanto em animais, sendo assim, a esporotricose em humanos também pode ser transmitida por meio de arranhões ou mordida de gatos, principalmente os que vivem na rua.



Foi o que aconteceu neste caso. No dia 23 de julho o jovem sofreu um arranhão de um gato de rua que estava infectado pelo fungo e acabou por ser também infectado devido ao arranhão. O grande número de animais soltos pelas ruas do município, entre cães e gatos, e que em sua grande maioria não são vacinados, castrados ou vermifugados, carregam com eles doenças em que algumas das vezes, são contagiosas e podem ser transmitidas as pessoas.



O descaso com os animais de rua existente em Patos, tem como consequência brechas para este tipo de acontecimento. A ocorrência de ataque de animais aos cidadãos patoenses está acontecendo cada vez com mais frequência.



O jovem ainda nos informou: “Estou em recuperação e me sentindo bem, mas deixo meu apelo para que a prefeitura tome uma providência urgente para que isso não volte a acontecer”.



A tribuna do sertão