Plantão

Chefe mafioso da yakuza é condenado à morte no Japão



O tribunal da cidade de Fukuoka, no Japão, condenou à morte nesta terça-feira um dos maiores mafiosos do país. Nomura Satoru, de 74 anos, é apontado como líder da yakuza. Ele respondia às acusações de ter ordenado que membros de sua gangue atacassem quatro pessoas, sendo que uma delas morreu.


A sentença foi divulgada ontem. Segundo a BBC, trata-se da primeira condenação à morte de um veterano da yakuza, a máfia japonesa. Após o veredito, Satoru informou que pretende apelar da decisão.


Pedi uma decisão justa... Você vai se arrepender disso pelo resto de sua vida — disse Nomura ao juiz, segundo a BBC. A yakuza atua em diferentes áreas criminosas, como o tráfico de drogas, a prostituição e a manipulação do mercado de ações.


Na sentença, o juiz assegura que vigoravam controles rígidos no sindicato Kudokai, controlado por Satoru na época dos crimes. O magistrado sustenta que seria impensável que os ataques tivessem sido realizados sem a autorização do líder.


A vítima que morreu era um ex-chefe de uma cooperativa de pesca, de acordo com a agência Reuters. Entre os três feridos havia uma enfermeira e um ex-policial. Eles foram agredidos com tiros ou facadas. Os casos ocorreram entre 1998 e 2014.


De acordo com a BBC, os promotores não tinham evidências diretas de que Satoru havia ordenado os ataques violentos. No entanto, eles argumentaram que o mafioso tinha comando absoluto sobre o grupo e, portanto, precisava ser responsabilizado.