Plantão

Marco Aurélio diz que STF ressuscitou Lula politicamente



Recém-aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro Marco Aurélio Mello afirmou que a Corte foi responsável por “ressuscitar” politicamente o ex-presidiário Lula. A afirmação é de uma entrevista do magistrado à revista “Poder”, que estará disponível a partir de sábado (17). Alguns trechos foram antecipados pelo O Globo.

“Essas idas e vindas, tal dito pelo não dito, são péssimas. E acabou o Supremo ressuscitando politicamente o ex-presidente da República Luiz Inácio da Silva. Eu fui voto vencido, mas a maioria decidiu, paciência. Agora aguardemos 2022 para ver se ele vai se apresentar candidato à Presidência ou não”, declarou o ministro.

Marco Aurélio também afirmou que o ex-presidente já prestou serviços à pátria e que é hora de dar oportunidade para outros candidatos.

Questionado sobre os pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, o ex-decano voltou a dizer que é contra e que Bolsonaro foi escolhido pela maioria dos eleitores. 

“Essa história de apoiar impeachment de presidentes da República é muito ruim. Tem que ser reservado o afastamento a situações excepcionalíssimas. As instituições estão funcionando, o presidente tem um perfil de atuar, precisamos admitir esse perfil”, esclareceu Marco Aurélio.

O analista político Carlos Dias, durante o Boletim da Manhã de quarta-feira (14), criticou a posição de Marco Aurélio ao dizer “fui vencido, paciência” no caso de Lula.


Terça livre