Plantão

‘Quero me manter em contato com o Partido Comunista da China’, afirma Lula



O ex-presidente Lula saiu em defesa do Partido Comunista da China (PCCh) e disse que a suposta competência chinesa incomoda outros países desenvolvidos, como os Estados Unidos. As declarações foram feitas durante uma entrevista ao jornal chinês Guancha, publicada no último sábado (26).

Segundo Lula, a existência do PCCh faz com que a China tenha “poder e um governo fortes”. O petista afirmou ainda que a China “estabeleceu um modelo de desenvolvimento para o mundo inteiro” e disse esperar que os países aprendam com o exemplo chinês.

“Se precisamos cooperar com a China, devemos estabelecer uma parceria estratégica com a China, assim como eu fiz quando era presidente. Se for necessário cooperar com a Rússia, cooperaremos com a Rússia. Quero me manter em contato com o Partido Comunista e manter contato com muitos amigos que fiz [quando estava no governo”, afirmou o ex-presidente.

O analista político Carlos Dias expôs durante o Boletim da Manhã de segunda-feira (28) o autoritarismo presente no regime comunista chinês. “É um Estado fortíssimo e usurpador da condição da pessoa, que não permite nem ter religião, onde raramente se vê, por exemplo, uma igreja. O PCCh, por exemplo, determina se você pode ou não ter filhos, e até pouco tempo atrás eliminava o segundo filho. Essa é a grande democracia do Lula”, destacou Dias.



Fonte: Terça livre