Plantão

Compre no AMAZON, o Site mais seguro mundo!

Os Melhores Preços no AMAZON

26 maio 2021

Universidade obtém patente de processo que transforma casca de coco verde em etanol



A concessão da patente de um novo processo na área de biotecnologia foi conquistada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O processo promete transformar a matéria da casca de cocos verdes em etanol.

O responsável pela pesquisa envolvendo o coco verde  foi o Laboratório de Biotecnologia Aplicada ao Agronegócio, juntamente ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufes.

Essa é a sétima patente que o Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) confere à Ufes nos últimos anos. Assim como já esperado, a universidade classificou o processo de transformar coco em etanol como uma alternativa inovadora e sustentável.



O processo aproveita e elimina ainda mais os resíduos gerados pela atividade agroindustrial, além de ser uma alternativa economicamente viável na busca por novas fontes de etanol.

A estudante de doutorado Érica Albuquerque e os professores Antônio Alberto Fernandes e Patrícia Fernandes participaram ativamente das pesquisas para alcançar esse resultado: O professor Fernandes explica:

“O processo utiliza-se de enzimas celulases sob alta pressão hidrostática e temperatura moderada para atividade celulásica como parte do processo de sacarificação para a produção do bioetanol celulósico.”

Ainda segundo ele, “o método pode ser utilizado na indústria de biocombustíveis, que utiliza a hidrólise enzimática como parte do processo de sacarificação para a produção de etanol.”


Fonte: Jornal Cana

Nenhum comentário: