Plantão

Piloto consegue pousar avião partido ao meio em Denver, nos EUA


Um piloto conseguiu uma façanha digna de filmes de ação na última quarta-feira (12). Ainda não identificado, o especialista conseguiu pousar um avião que estava partido pela metade na cidade de Denver, capital do estado do Colorado, nos Estados Unidos.

A aeronave, um bimotor Fairchild Metroliner, se partiu ao meio após se chocar no ar com um monomotor Cirrus SR22 2016. Depois da colisão, o piloto da Fairchild solicitou um pouso no Aeroporto Centennial alegando falha técnica, sem imaginar que estava em um transporte completamente destruído.

“Parece que o motor direito falhou, então vou continuar pousando aqui”, afirmou o condutor em um trecho do áudio que foi divulgado pelo controle de tráfego aéreo.

Avião

De acordo com o Conselho Nacional de Segurança de Transporte, entidade responsável pela investigação de acidentes aéreos nos Estados Unidos, as aeronaves se chocaram quando se preparavam para efetuar uma descida. O piloto do Cirrus SR22 2016, que também ficou danificado, conseguiu pousar após acionar um paraquedas de fuselagem.

“Cada um desses pilotos precisa comprar um bilhete de loteria agora mesmo”, brincou John Bartmann, xerife do Condado de Arapahoe. “Não me lembro de nada assim, especialmente de todo mundo saindo ileso. Essa é a parte incrível”, reiterou.

O Conselho Nacional de Segurança de Transporte afirmou também ter enviado uma equipe ao local para verificar as condições do acidente.