Plantão

PF intima líder indígena do PSOL, ex-vice candidata de Guilherme Boulos, por difamação ao governo Bolsonaro

Sônia Bone de Souza Silva Santos, nome civil de Sônia Bone Guajajara, é uma líder indígena brasileira. É formada em Letras e em Enfermagem, especialista em Educação especial pela Universidade Estadual do Maranhão. Recebeu em 2015 a Ordem do Mérito Cultural. Ela é do Partido Socialismo e Liberdade(PSOL).

No dia 3 de fevereiro de 2018, Sônia Guajajara foi lançada como pré-candidata a vice-presidente da república na chapa encabeçada por Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, tornando-se a primeira pré-candidata de origem indígena à presidência da república.


PF intima líder indígena

A Polícia Federal intimou a líder indígena Sonia Guajajara, uma das coordenadoras executivas da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), para depor em um inquérito aberto a pedido da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Segundo a Apib, o órgão acusa a ativista e a entidade de difamação contra o governo Jair Bolsonaro e divulgação de dados falsos sobre o novo coronavírus em razão da websérie Maracá, que aborda violações contra os povos indígenas na pandemia de Covid-19.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil informou que Guajajara recebeu a intimação na segunda-feira (26).



Da Redação com CNN Brasil