Plantão

Geraldo Medeiros diz que terceira onda da Covid-19 deve chegar em junho e aglomerações no Dia das Mães podem contribuir com agravamento

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, declarou que a terceira onda da Covid-19 deve chegar na segunda quinzena de junho no estado. Em entrevista ao ClickPB, nesta sexta-feira (7), o médico destacou também que as aglomerações no Dia das Mães podem contribuir para o agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o secretário de Saúde, a terceira onda da Covid-19 "já era uma previsão não só nossa, mas também da Fiocruz, a partir do momento em que as pessoas começam a relaxar, principalmente nos municípios menores, deixando de lavar as mãos, de usar o álcool em gel, se aglomerando nas praias, bares, restaurantes. Em Campina Grande, no Açude Velho, durante a 'tardinha' muita gente aglomerada, fazendo corrida, sem máscara."

Ainda conforme Geraldo Medeiros, no Dia das Mães, "as pessoas não devem se reunir com 30 a 40 pessoas em torno da mãe, vindas de lares diferentes. O alerta temos feito, uma parcela segue e outra não segue."

O secretário cita que o reflexo de possíveis descumprimentos das regras de combate ao coronavírus podem resultar em aumento de novos casos de Covid-19 em até 20 dias e na alta de mortes pela doença em até 30 dias após o Dia das Mães.

Geraldo Medeiros disse que o Governo do Estado já faz parte a sua parte no combate ao coronavírus com a vacinação contra a Covid-19, além de ter 1.200 leitos para tratamento contra a doença.


Por Lucas Isídio