Plantão

Decreto mais restritivo é previsto para início de junho após aumento de ocupação de leitos na Paraíba, diz secretário de Saúde

O decreto estadual em vigência expira no próximo dia 2 de junho e a possibilidade de um novo com medidas ainda mais restritivas não foi descartada pelo secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (28). Para ele, a intensificação das restrições é uma resposta natural ao processo de avanço da doença com reflexos na lotação de leitos e nos níveis de transmissão da covid-19 em toda a Paraíba.

"Através do monitoramento diário, observamos a migração da bandeira laranja para a vermelha nos municípios. Após a análise desse contexto epidemiológico, o estado anunciará as medidas. O atual decreto já contempla as limitações aos municípios que apresentam as bandeiras vermelhas e laranjas ", explicou. 

O gestor alertou sobre o cenário que é considerado grave. "Nós temos alta propagação em todas as três macrorregiões do estado sendo mais intenso no Sertão com 94% de ocupação nos leitos UTI adulto e Campina Grande com um cenário alto também, com 80% sendo 90% de enfermaria ocupados. É um cenário preocupante essa ocupação rápida dos leitos hospitalares. Mas sabemos que mesmo com a ampliação de leitos, essa não é a solução, a solução é usar máscara, álcool e evitar aglomerações", analisou.

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 78%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 78%. Em Campina Grande estão ocupados 80% dos leitos de UTI adulto e no sertão 94% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 112 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 938 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba totaliza 324.425 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios e totaliza 7.556 mortes. O boletim registra ainda um total de 223.537 pacientes recuperados da doença. Atualmente, 910.244 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados, conforme dados obtidos pelo ClickPB.

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.260.860 doses. Até o momento, 834.264 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 426.596 com a segunda dose da vacina. A Paraíba já distribuiu um total de 1.609.968 doses de vacina aos municípios.


Por Emmanuela Leite