Plantão

Paraíba tem mais de 50 pacientes esperando na fila por leito de UTI e de enfermaria para tratamento de Covid-19

A Paraíba tem 53 pacientes aguardando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria para tratamento de Covid-19, nesta quarta-feira (10). Os números de pessoas em busca de uma UTI até diminuiu, segundo informou o secretário de Estado da Saúde (SES-PB), Geraldo Medeiros, mas ainda há 30 na fila no dia de hoje. Ontem, a quantidade foi de 44. 

“Nós tivemos ampliação de leito ontem, de 20 leitos no Prontovida, na Primeira Macrorregião, e tivemos a complementação de leitos no Hospital Humberto Lucena, que totaliza 26 leitos de UTI Adulto.

Com isso, houve uma pequena queda na ocupação de leitos de  UTI Adulto na Primeira Macrorregião, no entanto, no momento temos 30 paraibanos aguardando leitos de UTI”, frisou, como o ClickPB acompanhou

Os 30 pacientes que buscam por um leito na UTI estão aguardando nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa, e os demais estão em unidades da Região Metropolitana da Capital. Já em enfermarias são 23 pessoas necessitando de leito no estado no dia de hoje. Desses 13 estão nas UPAs da Capital. De acordo com Geraldo Medeiros, a regulação demora entre 6 e 12 horas e alguns não conseguem ser transferidos por se encontrarem instáveis e outros necessitam de tempo para preparação do leito que foi desocupado. Por conta disso, a espera nas UPAs e hospitais. 


Por Aline Martins