Plantão

Zinco e vitamina C são inúteis contra covid-19, mostra estudo

Embora sejam necessários para as funções normais do organismo, o zinco e a vitamina C não interferem positivamente no alívio dos sintomas leves ou moderados de covid-19, mostra um estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana nesta sexta-feira (12).

O trabalho envolveu 214 pacientes com exame de PCR positivo para covid-19 nos estados norte-americanos da Flórida e Ohio, entre abril e outubro de 2020, e foi conduzido por pesquisadores da renomada Cleveland Clinic.

Do total de pacientes acompanhados, metade foi selecionada para receber os suplementos por dez dias.

Uma parte tomou somente 8 g de vitamina C dividida em duas ou três doses por dia; outra tomou apenas 50 mg de zinco antes de dormir; e o terceiro subgrupo recebeu 8 g de vitamina C e o zinco.

A metade restante dos participantes foi medicada apenas com o tratamento padrão para covid-19, que pode incluir analgésicos e antipiréticos, mas sem zinco e vitamina C.

Os pesquisadores concluíram que não houve diminuição significativa entre os grupos do tempo em que os pacientes levavam para apresentar uma melhora de 50% dos sintomas.

Dois pacientes que estavam no grupo que recebeu zinco e vitamina C tiveram um quadro de evolução grave da doença e morreram. Um paciente que tomou apenas vitamina C também evoluiu para óbito.

Os autores do estudo apontam que os pacientes receberam doses acima daquelas que as pessoas costumam tomar e mesmo assim não houve vantagens no tratamento da covid-19.

"A maioria dos consumidores de ácido ascórbico e zinco está tomando doses significativamente mais baixas desses suplementos, portanto, demonstrar que mesmo o ácido ascórbico e o zinco em altas doses não tiveram nenhum benefício sugere uma clara falta de eficácia."

Eles também rechaçam a ideia de que se não faz bem, mal também não faz.

"A administração de suplementos com benefícios não comprovados pode ser prejudicial devido a efeitos adversos. Foi demonstrado que o zinco causa sabor metálico, boca seca e intolerância gastrointestinal em altas doses. O ácido ascórbico pode causar intolerância gastrointestinal e, no estudo atual, uma proporção significativamente maior de pacientes nos subgrupos de ácido ascórbico relatou efeitos adversos, incluindo náusea, diarreia e dores de estômago."


R7