Plantão

Reino Unido registra -22,9°C, a temperatura mais baixa em 25 anos

O Reino Unido registrou nesta madrugada -22,9 graus Celsius em algumas partes da Escócia, a temperatura mais baixa em mais de 25 anos no território britânico, segundo informou o serviço nacional de meteorologia, Met Office.

O órgão indicou que essa foi a noite mais fria desde 1995 e que emitiu alertas "amarelos" por neve e gelo e amplas zonas da região, nas quais o transporte foi afetado. A princípio, os alertas continuarão vigentes até o meio-dia de sexta-feira (12).

Em Braemar, no condado escocês de Aberdeenshire, o termômetro caiu para -22,9°C. Segundo meteorologistas do país, a última vez que temperaturas abaixo dos -20°C foram registradas ocorreu em 23 de dezembro de 2010.

Essas condições climáticas estão causando alterações nos serviços ferroviários escoceses, segundo alertou a ScotRail nesta quinta-feira.

A organização beneficente Centrepoint, que ajuda jovens sem-teto, pediu que a população entre em contato se encontrarem pessoas que precisam de ajuda nas ruas e sugeriu que os britânicos ofereçam uma bebida quente, comida, cobertores ou roupas a essas pessoas.

O Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) informou que, apesar das condições meteorológicas, muitos centros de vacinação continuam abertos, mas que muitos agendamentos serão remarcados.


R7