Plantão

Estudos revela novos sintomas de Covid-19

De acordo com estudo publicado na quarta-feira (27) no Reino Unido pelo Office for National Statistics (ONS), há o surgimento de novos sintomas de Covid-19 na nova variante do vírus encontrada no país, que acredita-se estar em circulação desde novembro do ano passado.

Sintomas de Covid-19: novas variantes

Os novos sintomas relacionados a essa variante incluem dor de garganta, fadiga e dores musculares, além da tosse já conhecida. De acordo com a pesquisa, a nova variante apresenta menos impactos sobre o paladar e o olfato.

Não foi relatado se há alguma mudança de intensidade em relação aos sintomas de falta de ar e dores de cabeça.

Nova variante do vírus é mais transmissível

Outra questão crucial é a da alta capacidade de transmissão desta nova variante do vírus, cujo poder de transmissão chega a ser 70% maior do que o da cepa original. Além disso, de acordo com fala do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em pronunciamento no último dia 22, esta variante apresenta maior taxa de letalidade, podendo chegar a 30%.

(Imagem: Prostock-Studio/iStock)

Assim, em uma tentativa de conter a disseminação desta nova cepa, o Reino Unido voltou a adotar medidas restritivas mais duras para receber turistas em suas fronteiras. Os viajantes vindo de 22 países precisam fazer um período de quarentena obrigatória em hoteis.

Além disto, todos que chegam na região - cidadãos britânicos ou não - precisam apresentar teste de Covid-19 negativo feito nas últimas 72 horas.

Em todo o mundo, de acordo com dados oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram mais de 100 milhões de infectados pela Covid-19, resultando em mais de 2 milhões de mortes.



Por Letícia Taets - Revista Seleções