Plantão

Comandante dos bombeiros de Itaporanga fala sobre onda de incêndios na região e orienta sobre prevenção; vídeo

O comandante da 4ª Companhia Independente de Corpo de Bombeiros Militar de Itaporanga (PB), capitão Gleison Medeiros, gravou um vídeo falando sobre a onda recente de incêndios na região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, e afirmando quais os fatores que causam a queimação na áreas secas. O bombeiro relatou as dificuldades para atender a grande demanda de solicitações.

“Estamos recebendo bastantes ligações para atender ocorrência de fogos em vegetações.

Cidades como Itaporanga, Piancó, Curral Velho, Diamante e São José de Caiana têm feito muitas solicitações de fogo em vegetação. A instituição está se desdobrando para tentar atender a todos, mas são muitas solicitações”, destacou.

Gleison ainda disse que a maioria das chamas nas matas ocorre de forma culposa por moradores. “Esses incêndios estão ocorrendo devido a uma prática primitiva: que é a ação humana, que coloca fogo no terreno para limpar para fazer um plantio agora no mês de novembro e dezembro”, afirmou.

A região tem sofrido bastante com fogos, principalmente em áreas rurais. Quase todas as cidades da localidade já registraram queimação neste segundo semestre. Na tarde de ontem (13), moradores filmaram focos em Boa Ventura, Piancó e Itaporanga.

O capitão orientou a todos que evitassem atear fogo durante a estiagem desta época.

“Gostaria de pedir à população também que colaborasse e evitasse agora, porque o tempo está seco; a umidade tá baixa e estamos com ventos forte e muita massa para queimar”, finalizou.



Diamante Online