Plantão

Flamengo recebe o Fortaleza para vencer a primeira no Maracanã

De volta ao Rio após seis pontos nos dois últimos jogos fora de casa, o Flamengo recebe o Fortaleza às 17h deste sábado (5), no Maracanã, com a missão de seguir o embalo e ratificar a evolução com aquela que seria a primeira vitória diante de seus domínios no Campeonato Brasileiro.

Até agora, o Flamengo carrega o fardo de ter o pior aproveitamento da Série A atuando em casa (22,2%) - justamente o principal trunfo em 2019, quando terminou a campanha do título com invencibilidade.

São dois empates (com Grêmio e Botafogo) e uma derrota (para o Atlético-MG, na estreia).

É bem verdade que a ausência da torcida contribui significativamente para os resultados ruins no Maracanã, mas o futebol apresentado nos três jogos realizados por lá deixou a desejar. Agora, a tendência é seguir o progresso do trabalho de Domènec Torrent nos quesitos técnico e físico, sobretudo.

O catalão, aliás, poderá contar com as voltas de Gabigol (artilheiro da equipe no Brasileirão, com três gols) e Gerson, mas ainda não com quatro peças: os goleiros Diego Alves e César (infectados com Covid-19), o atacante Bruno Henrique e o lateral-direito João Lucas (lesionados). E Dome já avisou que seguirá promovendo rodízio no time titular. Ou seja: é difícil cravar os 11 iniciais responsáveis por tentar findar o incômodo retrospecto no Maracanã e encostar no topo da tabela - atualmente distante por cinco pontos.

Um provável escalação, no 4-3-3 (esquema preferido de Torrent e utilizado no acachapante triunfo da última quarta-feira), é a seguinte: Gabriel Batista; Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia (Gerson) e Arrascaeta; Everton Ribeiro, Pedro Rocha e Gabigol.


Lance