Plantão

Saúde reafirma que 1º caso de covid-19 no Brasil, foi confirmado em 26 de fevereiro

O Ministério da Saúde divulgou uma nota, nesta sexta-feira (17), confirmando que o primeiro caso de covid-19 continua sendo o registrado no dia 26 de fevereiro, em São Paulo.
De acordo com a pasta, dois casos envolvendo crianças, uma de São Paulo e outra da Bahia, que teriam contraído o novo coronavírus antes dessa data, "não se confirmaram".

"O caso de um bebê de nove meses notificado como Covid-19 em 20 de fevereiro, em São Paulo (SP), ou seja, período anterior ao primeiro caso oficial da doença no país, não se confirmou. Trata-se de um caso de rinovírus, um tipo de resfriado. Já o caso da criança, em Itabuna (BA), com registro de Covid-19 no dia 24 de fevereiro, também antes do dado oficial da pasta, era um caso de erro de digitação no sistema", diz. 

Segundo o órgão, representantes da pasta e equipes técnicas de vigilância dos dois estados analisaram as fichas de atendimentos, registros no sistema e, ainda, investigação criteriosa de cada caso. "Devido à sobrecarga nos serviços de saúde, podem ser observados eventuais erros de digitação, preenchimento de datas erradas nos sistemas de informação", completou. 

O Ministério da Saúde ressaltou, ainda, que os dados de SG (Síndrome Gripal) e SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), divulgados por meio das plataformas oficiais, "estão sujeitos a alterações" ao longo do período pandêmico. 



R7