Plantão

Nasa enviará sonda 'Perseverance' a Marte nesta quinta-feira

Com o objetivo de continuar estudando sinais de vida em Marte, os Estados Unidos lançam nesta quinta-feira (30) mais uma missão ao "planeta vermelho". 
Os cientistas enviarão um módulo para uma cratera chamada Jezero. De acordo com a Nasa, a cratera era um lago, que, até hoje, tem microorganismos preservados, mesmo bilhões de anos depois do inicío dos estudos. 

Em entrevista à CNN, Carlos Moura, presidente da  Agência Espacial Brasileira, explica que missão irá contar com um helicóptero e, no solo, em veículo equipado com microfones permitirá ouvir os sons do planeta pela primeira vez.

"Essa missão tem uma série de desafios tecnológicos. Será a primeira vez que a aeronave terá a capacidade de escolher melhor o local de pouso, vai investigar eventual vida biológica naquela região e vai preparar amostras de geologia que, depois, podem vir a ser resgatadas e trazidas para Terra em outras missões. Além disso, a operação contará com um pequeno 'helicóptero', que será o primeiro objeto a sobrevoar em outro planeta. Portanto, será uma missão muito desafiadora e interessanta para a humanidade", explicou.

O veículo irá voltar para a Terra sozinho, com retorno previsto para 2031. "Esse tipo de missão não é comum. Nós fizemos algo deste tipo de uma missão tripulada para a lua e depois não tivemos outra. Neste caso, a primeira fase dela será apenas para preparar estas amostras para, eventualmente, serem trazidas depois. Mas é um esforço gigantesco e a Nasa está trabalhando nisso", concluiu.



CNN