Plantão

Maioria dos empresários e funcionários quer seguir trabalhando em casa, diz pesquisa

Um levantamento feito pelo Programa Paraibano de Qualidade (PPQ) mostra que a maioria dos empregadores e empregados paraibanos que estão trabalhando em casa preferem manter as atividades dessa forma. O teletrabalho foi adotado por muitas empresas durante a pandemia do novo coronavírus.
A pesquisa foi feita entre os dias 30 de junho e 13 de julho com cerca de 200 empresas da Paraíba. Os números mostram que 59% dos empresários consultados afirmam ter interesse em manter o formato, assim como 89% dos funcionários.

De acordo com os empregadores, 77% das empresas estavam trabalhando com teletrabalho durante o tempo integral, entre 5 ou 6 dias da semana. Eles apontaram que em 50% dos casos os colaboradores estavam trabalhando em qualquer horário, seguindo a definição da qualidade e do resultado do que estava sendo feito, e não da jornada padronizada.

Em 27% das empresas havia monitoramento da produtividade dos colaboradores através de indicadores Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Desempenho (KPI). A pesquisa mostrou ainda que 53% dos funcionários estavam satisfeitos e 31% extremamente satisfeitos com esse modelo de trabalho.

“É de grande importância que as organizações monitorem o seu desempenho organizacional, buscando aumentar o nível de maturidade da sua gestão e elaborar estratégias assertivas para o futuro”, explicou o presidente do PPQ, Josuel Gomes.

Segundo ele, os empregadores também opinaram abertamente sobre o tema. “Os relatos indicam pontos importantes a serem considerados, a exemplo da necessidade de boas condições de internet para o melhor desempenho do teletrabalho, além do alinhamento entre vida pessoal e profissional dos colaboradores”, revelou.



Portal correio