Plantão

Covid-19: México e Brasil repatriam 250 cidadãos em meio a pandemia

Os governos do México e Brasil anunciaram neste sábado (25) um acordo para repatriamento de um total de 250 pessoas afetadas pela pandemia da Covid-19, informou o Ministério das Relações Exteriores mexicano.

A "bem-sucedida operação humanitária conjunta", realizada ontem e hoje, permitiu o repatriamento de 91 mexicanos presos no Brasil e 159 brasileiros que estavam no México e Panamá, informou o ministério em comunicado.


"Num espírito de cooperação regional, Brasil e México fortalecem seus laços bilaterais e reafirmam seu compromisso de continuar fornecendo assistência e proteção consular a seus nacionais no exterior, principalmente os afetados pelas restrições de viagens atuais", afirmou.

Embora o México não tenha limitado o tráfego aéreo ou fechado as fronteiras, diplomatas mexicanos argumentaram que as restrições de viagens em outros países complicaram os esforços de repatriamento, com uma estimativa de mais de 2 mil mexicanos ainda retidos.

Apesar de em outras ocasiões o México ter recorrido à Força Aérea, neste último caso os repatriamentos ocorreram com um voo fretado contratado pelo Brasil para a rota Cidade do México-Panamá-São Paulo com a mesma rota de volta.

O México está em uma fase crítica de casos de infecções, acumulando 12.872 casos do novo coronavírus e 1.221 mortes.



EFE