Plantão

Município de Conceição tem primeiro caso suspeito de coronavírus

O município de Conceição notificou o primeiro caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19), conforme informações da Secretaria de Saúde local. O caso não é oficial, pois só são oficialmente suspeitos após a confirmação do Ministério da Saúde.

De acordo com informações do diretor do Hospital e Maternidade Caçula Leite, Júnior Lacerda, um homem que chegou recentemente do estado de São Paulo, deu entrada na unidade de saúde, apresentando gripe e tosse.
Segundo ele, por se tratar de uma pessoa que estava no estado da região sudeste, onde já existem casos conformados e ter apresentado sintomas inerentes ao coronavírus, foi realizada a coleta material orofaríngeo e nasofaríngeo, que inclui a parte posterior da passagem nasal desde acima do palato mole até à parte superior da garganta, e encaminhada para a realização do exame laboratorial swab.

A Secretaria de saúde do município informou, por meio de nota que o homem que deu entrada na unidade hospitalar, apresentou sintomas como tosse e gripe. Ele buscou atendimento médico por conta própria. Ainda segundo o órgão, durante o atendimento do paciente, foi realizado o atendimento assistencial, coleta para exames e notificação para o Ministério da Saúde para definição do caso.

De acordo com a secretária de saúde do município, Magnady Lacerda, a medida se deu por prevenção, não implicando, necessariamente, afirmar que a suspeita seja confirmada. Segundo ela, não há motivo para pânico.

Ao portal Vale do Piancó Notícias, a Secretária de Saúde do Município explicou que uma campanha de mobilização vai ser realizada nas Unidades de Saúde da Família (USF), creches, escolas e em todos os setores, onde ocorram aglomerações de pessoas.

O homem foi medicado e orientado e ficar em quarentena na sua residência até sair o resultado dos exames laboratoriais.

A secretária orienta a todos os moradores para que sejam evitadas grandes aglomerações de pessoas e para que todos sigam as orientações do Ministério da Saúde, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Em nota, a secretária de saúde explicou que todos os serviços vão funcionar normalmente, com exceção do atendimento no Hospital e Maternidade Caçula Leite, que só realizará atendimentos de urgências e emergências, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. A medica irá descongestionar o hospital.

A secretária informou ainda que o município dispõe de três profissionais treinados para coleta de material para possíveis exames, desde que as suspeitas obedeçam os critérios adotados pelo Ministério da Saúde, onde o paciente necessitará apresentar de fato os sintomas.

Já a orientação para pessoas idosas, sobretudo que sejam portadoras de alguma doença crônica, é que fiquem em suas residências, pois a secretaria irá dar toda assistência, através de visitas domiciliares.

"A principal orientação que damos aos familiares da pessoa suspeita é que permaneçam em quarentena em suas residências até a divulgação do resultado do exame", pontuou a secretária, que garantiu que o município está preparado, dentro do possível, para um eventual enfrentamento da pandemia.

Em contato com o portal Vale do Piancó Notícias, o prefeito do município, Nilson Lacerda ressaltou a preocupação com o problema e orientou a população sobre a necessidade de evitar aglomerações desnecessárias. Com isso, segundo o gestor, a população estará mais protegida de um possível alastramento do problema. "O povo precisa entender que o problema é grave. Aglomerações desnecessárias devem ser evitadas. O momento é preocupante e as pessoas precisam também colaborar e ficar mais em suas residências. Tudo isso vai passar, temos fé em Deus e em Nossa Senhora da Conceição”, destacou o gestor.

Ainda nesta terça-feira, Nilson Lacerda irá realizar nova reunião para definir novas metas de prevenção.



Vale do Piancó Notícias