Plantão

Prefeitos de JP e CG devem anunciar candidatos na próxima semana

Os prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), estipularam o Carnaval como prazo para anunciar seus indicados à sucessão nos dois municípios. Passadas as festas, os gestores devem revelar os escolhidos para as disputas, possivelmente, já na próxima semana se os acordos estiverem formalizados. Na Capital, os nomes mais fortes são dos secretários Socorro Gadelha, Daniella Bandeira e Diego Tavares, todos do PV.
Na Rainha da Borborema, entre os aliados de Romero, o nome mais próximo é o do deputado estadual e atual secretário Tovar Correia Lima (PSDB) e do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB).

Luciano Cartaxo chegou a dizer por diversas vezes que a escolha do nome está sendo criteriosa, com debates internos e com os aliados, ouvindo os partidos que fazem parte da base governista, amadurecendo os diálogos para concretizar um nome de consenso.

“Estamos fazendo isso com muito zelo, muito cuidado, atenção e com a responsabilidade de pensar o futuro de João Pessoa. Isso é muito importante, porque a capital logo terá um milhão de habitantes. Passado o carnaval, vamos afunilar as discussões para chegar a um nome e com uma proposta compatível com a administração do PV, para fazer essa apresentação”, adiantou.

Recentemente o prefeito Luciano Cartaxo filiou ao PV as secretárias Socorro Gadelha e Daniela Bandeira. Gadelha revelou que recebeu o convite do PV nacional e aceitou com muita honra para continuar o trabalho exitoso que a gestão vem desenvolvendo aqui em João Pessoa. “Na gestão temos muitos bons profissionais e nomes e acredito que após conversar com as bases e aliados o prefeito fará sua decisão. Me sinto bem nessa situação, mas como já disse, existem outras pessoas, profissionais que também têm talento e experiência”, disse.

Já Daniela Bandeira, no momento da filiação, revelou que o convite partiu do prefeito Luciano Cartaxo o que a deixou honrada. “Tenho uma vida dedica ao serviço público, passei pelas três esferas, dentro da gestão já passei pelo Meio Ambiente e agora estou no Planejamento. Minha participação político-partidária anteriormente era bastante tímida, sempre como militante, defendendo candidatos. O que eu sinto é que minha filiação é mais um passo na escolha do candidato do PV. Já temos outros quadros, formamos um time com nomes fortes. O partido já está discutindo esses nomes e o mais importante é prezar pela continuidade” declarou.

Na Capital, o prefeito Luciano Cartaxo enfrenta pressão por parte de alguns partidos aliados que têm nomes postos para a disputa, a exemplo do PRTB que tem colocado o deputado estadual Eduardo Carneiro como pré-candidato a prefeito. Outros aliados a exemplo de Durval Ferreira também estão se colocando para concorrer a Prefeitura da Capital.

Dois tucanos têm a preferência
O prefeito campinense, Romero Rodrigues, tem evitado falar sobre o nome que deve ser escolhido, mas já chegou a fazer uma descrição de um perfil do seu possível sucessor. Para Romero, o escolhido para a disputa precisa ter um bom conceito, ter o respeito da cidade, ter capacidade técnica e administrativa e também uma relação política, porque, segundo o prefeito, a cidade vive de gestos.

“Alguém que tenha esse caráter político também, para sendo eleito manter uma boa relação com a cidade é importante. Mas capacidade técnica é fundamental, porque, afinal de contas, precisa dar sequências às obras e ações e, para isso, é preciso que tenha uma noção boa de gestão. E a tecnicidade é super importante nisso”, destacou Romero.

O pré-candidato Tovar Correia Lima já deu início a uma série de diálogos com os mais diversos segmentos para pensar e debater a Rainha da Borborema. A primeira atividade do ‘Ouvindo Campina’ foi com 25 jovens de vários bairros da cidade.

Em um círculo, Tovar conversou com os jovens, que falaram sobre problemas vivenciados e apresentaram sugestões para melhorias de Campina Grande. Um dos principais temas tratados foi a questão da mobilidade urbana, onde falaram do que poderia ser feito para facilitar o deslocamento. Educação foi outro ponto de pauta, assim como acesso ao mercado de trabalho.

Com menos atuação no processo de pré-campanha, o deputado Pedro Cunha Lima tem revelado o interesse de disputar a Prefeitura de Campina Grande. O parlamentar destacou que ainda está conversando com aliados, mas disse que a escolha passará pelo prefeito Romero que é o principal condutor do processo eleitoral na Rainha da Borborema.



Texto de André Gomes, do Jornal CORREIO