Plantão

Paraíba já registra seis casos suspeitos de meningite e um óbito em menos de dois meses

Este ano, a Paraíba já notificou sete casos, sendo um desses descartado, um óbito e os outros seis em processo de investigação, incluindo o caso da menina de Cajazeiras. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde do Estado ao Portal. 

A meningite pode ocorrer por meio do bacilo da tuberculose, alguns medicamentos e até doença auto-imune. Trata-se de uma inflamação das meninges – três folhetos que cobrem e protegem o cérebro – pode ser provocada também por vírus e fungos.
Porém, as mais faladas são as causadas por bactérias por serem as mais comuns e também as mais graves.

Existem vacinas para as duas principais bactérias que causam meningite: pneumococo e meningococo. “As vacinas são destinadas para crianças abaixo de cinco anos, idosos, portadores de doenças auto-imunes e portadores do HIV”, alerta o infectologista Fernando Chagas. 

Em 2019, a Paraíba registrou 127 casos da doença no estado. Desse total, 38 foram confirmados e em 11 as vítimas vieram a óbito. Entre os sintomas é possível destacar vômito, febre, dor de cabeça que não passa, dor na região posterior da cabeça, que dificulta dobrar a cabeça, moleza e até manchas no corpo. A pessoa pode ainda convulsionar, desmaiar e ficar desacordada. Já no que diz respeito ao diagnostico, este é dado por um médico, que pode fazer coleta do líquido encefalorraquidiano e, a partir daí, realizar exames de imagem como tomografia ou ressonância do crânio.



ClickPB