Plantão

O que acontece ao nosso corpo quando deixamos de beber café?

Você sabia que o café, estimula o fluxo de hormônios causadores de estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia e tensão muscular. A cafeína, substância estimulante responsável pelos efeitos do café, pode causar depressão e transtornos de atenção. Ao ser ingerido em excesso, o café pode causar insônia e fadiga.

Por outro lado melhora o estado de alerta e a memória, não há dúvida de que o consumo moderado de café traz alguns benefícios para a saúde.
 “Sabia que a ingestão de mais de três cafés por dia pode colocar a saúde em risco, aumenta a frequência cardíaca, pode causar refluxo, palpitações, insônias, dores de cabeça, úlceras no estômago, espasmos musculares, diarreia e desidratação”, alerta à NiT.

Mas se decidirmos deixar de ingeri-lo, como é que o nosso corpo reage?

“Se o café tem benefícios por que motivo vamos parar de o beber?”. Provavelmente, esta será a sua primeira pergunta. A cafeína é considerada uma droga, ainda que socialmente aceite, e pode provocar alguma dependência. Além disso, nem todas as pessoas beneficiam das suas vantagens.

Segundo Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, pessoas muito ansiosas, com dificuldade em dormir, mulheres grávidas ou a amamentar fazem parte do grupo. Aquelas que o bebem em excesso (e o corpo fica viciado) poderão considerar reduzir o seu consumo ou até mesmo deixar de beber café.

Portanto, apesar dos benefícios que o consumo de cafeína possa ter, quando algumas pessoas o deixam de beber sentem-se mais felizes ao longo do dia e tornam-se mais saudáveis.

Como é que o corpo reage a essa mudança?

Se só agora vai deixar de ingerir café, saiba que os primeiros sete dias pode sentir-se mais irritado, com dores de cabeça, agitação, ter dificuldade em concentrar-se e sofrer obstipação.

Porém, de acordo com a especialista, nesse mesmo período de abstinência, os dentes vão ficar mais brancos. Lembre-se de que o café é ácido e, ao longo do tempo, desgasta o esmalte dos dentes. Os taninos (polifenóis de origem vegetal) presentes no café podem provocar manchas e uma coloração amarela nos dentes.

“Esta decisão também vai aumentar a produtividade. A cafeína aumenta o estado de alerta mas, quando passa o seu efeito, há uma quebra elevada dos níveis de energia. É por isso que as pessoas que não bebem café conseguem manter a produtividade e energia ao longo do dia”, explica à NiT.

Uma vez que o consumo desta bebida estimula a libertação de adrenalina, também vai sentir-se mais calmo. Além disso, vai dormir melhor e acordar com mais energia. Afinal, o café interfere com o sono e, por isso, se dormir pouco ou tiver dificuldade em adormecer, de manhã irá sentir-se mais cansado, com falta de energia e o corpo irá pedir mais cafeína.

A especialista acrescenta ainda que, pelo contrário, “pessoas que não consomem café dormem melhor porque o sono é mais profundo e acordam com mais energia”.



Da Redação com NIT NEW IN TOWN