Plantão

Atriz de filme da Disney morre aos 15 anos de câncer cerebral

Atriz mirim que brihou no filme 'Rainha de Katwe', produzido pela Disney, Nikita Pearl Waligwa morreu aos 15 anos em decorrência de um câncer cerebral. As informações são da BBC. No filme, ela interpretou a menina Gloria, amiga da protagonista que lhe explica regras do xadrez - ela se torna uma expoente da modalidade saída de uma comunidade carente de Uganda. Também estavam no elenco grandes nomes de Hollywood como Lupita Nyong'o, vencedora do Oscar, e David Oyelowo.


Nikita foi diagnosticada com câncer no cérebro em 2016, o que dificultou que ela desse prosseguimento na carreira. A notícia gerou comoção, inclusive entre a equipe de produção da Disney. A diretora Mira Nair chegou a mover uma campanha para levantar fundos para o tratamento da menina na Índia, já que os profissionais de saúde de Uganda informaram não ter recursos e tecnologia para isso no país.

A menina foi considerada em remissão no ano seguinte, mas outro tumor surgiu logo depois. A mãe de Nikita, Rachel Waligwa, também foi diagnosticada com câncer e os médicos lhe deram dois meses de vida. No entanto, ela conseguiu se curar e considera sua recuperação "um milagre".

Amigos da família foram às redes sociais para lamentar a morte de Nikita. "Boa passagem, nossa menina. Você era querida por muitos e nos deixou tão cedo. Descanse em paz", postou um de seus colegas de escola em Uganda. "É especialmente triste quando alguém de apenas 15 anos, com tanto potencial, nos deixa. Adeus, Nikita, aka Gloria", postou um de seus fãs. 


Monet