Plantão

'Não vamos bater palmas para ações terroristas', afirma general Heleno

O ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, defendeu nesta quinta-feira (9), em entrevista exclusiva ao Jornal da Record, a posição do presidente Jair Bolsonaro em relação à crise no Oriente Médio e afirmou que "o Brasil nunca foi neutro em relação ao terrorismo".

"O presidente Bolsonaro sempre foi radicalmente contra o terrorismo. Isso está dentro do que ele pensa. Tenho a impressão de que os reflexos já foram neutralizados, se é que poderiam acontecer", analisou o chefe do GSI.


Clique aqui para assistir à entrevista completa 

Para Heleno, a posição do governo Bolsonaro não está relacionada com o apoio aos Estados Unidos. "Foi uma nota de combate ao terrorismo, que é um dos preceitos da Constituição brasileira", garantiu o general.

Questionado sobre a possibilidade de enfraquecer a relação comercial com o Irã após o posicionamento de Bolsonaro, Heleno destacou que a balança comercial entre os dois países é "muito positiva'.

"Temos uma balança comercial muito positiva com o Irã. Não queremos perder a oportunidade de manter essa relação comercial, mas não vamos bater palmas para ações terroristas de nenhum dos nossos parceiros", afirmou.


R7