Plantão

Polícia Federal faz buscas na casa de servidor da PMCG suspeito de fraudar o Bolsa Família

A Polícia Federal na Paraíba deflagrou, na manhã desta terça-feira (22), uma operação contra fraudes do Bolsa Família, em Campina Grande. A Operação Simbiose foi deflagrada pela Delegacia de Polícia Federal em Campina Grande, e tem como objetivo de combater supostas ilicitudes que estariam acontecendo na concessão de benefícios assistencialistas do governo federal.

A ordem foi expedida pelo Juízo da 4ª Vara Federal em Campina Grande/PB.


O caso foi apresentado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande. A Polícia Federal iniciou investigações, tendo como foco as atividades desenvolvidas por um dos prestadores de serviço contratados pelo Município, para o desempenho de atividades burocráticas na concessão de benefícios assistenciais.

O funcionário é lotado na Unidade do Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social, e desempenha a função de cadastrar/atualizar os dados das famílias que serão contempladas ou já recebem o Bolsa Família, realizando atendimentos diários de pessoas interessadas em obter o benefício social. O servidor realizava a inserção ilícita de dados falsos no Sistema CadÚNICO, com o intuito de gerar o pagamento ou majorar o valor pago do benefício daqueles contemplados no Programa, mediante cobrança de valores indevidos.

O acusado responderá pelos crimes de inserção de dados falsos nos sistemas de informação e corrupção passiva, cujas penas, somadas, poderão chegar a mais de 15 (quinze) anos de reclusão.

O nome da operação é uma alusão à cooperação prestada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande, à Polícia Federal, para instrução da investigação.

A operação contou com a participação de 10 Policiais Federais, sendo realizado o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência do investigado.

Não haverá coletiva de imprensa.



PB hoje