Plantão

Líder de João Azêvedo faz desabafo na ALPB e acusa Ricardo de perseguição e egocentrismo

O deputado estadual, Ricardo Barbosa (PSB), desabafou durante pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa. Ele acusou o ex-governador Ricardo Coutinho de perseguir os deputados da base aliada e tachou o ex-gestor de egocêntrico.

Pronunciamento do Deputado Estadual RICARDO BARBOSA na Sessão Ordinária, dia 17 de setembro de 2019.

Sr Presidente, caros colegas.


Esta Casa e, em particular, os deputados integrantes da base aliada, tem sido recorrentemente atacados pelo ex-Governador do Estado, nas sucessivas entrevistas que tem concedido à imprensa paraibana.

Na sua depreciativa e sempre enigmática avaliação dos fatos recentes, na chamada crise do PSB, uma parcela de nós deputados representam o “atraso, as velhas e reprováveis práticas e até o comprometimento do resultado e êxito da gestão sob o competente comando do Governador João Azevedo”.

Nesses rompantes sempre bem recheados de vaidade e egocentrismo, chega a dizer que no último pleito “elegeu 22 deputados estaduais, um federal, um senador e o próprio Governador”.

É incontroverso o fato de que um governo bem avaliado pela população referencia positivamente – numa disputa eleitoral – àqueles que o apoiam ou são apoiados.

É desmesurado, contudo, que uma única pessoa, por maior que seja a sua liderança, possa se creditar ou se auto-responsabilizar pela vitória de praticamente todos os que lograram êxito num pleito.

Tamanha presunção, além de desconstruir e aviltar valores históricos de luta, devotamento e trabalho em defesa da Paraíba de alguns; soa desrespeitoso ao legado de vida de muitos.

Mas, Senhor Presidente, Nobres Colegas; grande parte do que tem sido dito, ou quase tudo, poderia ser rebatido, com eloquência ou veemência até.

Todavia, me permitirei, apenas, a contextualizar algumas impressões que foram formuladas a meu respeito pelo ex-Governador que, em todas as suas recentes entrevistas enfatiza “A BOA POLÍTICA E AS BOAS PRÁTICAS”, como premissas basilares ao sucesso desse PROJETO autoproclamado SEU!

VEJAM OS VÍDEOS…

(Vídeo 1)

“RICARDO BARBOSA É UM DOS GESTORES MAIS ATUANTES. TALVEZ POUCA GENTE SAIBA, POR TRÁS DESSAS OBRAS QUE EU FALEI AQUI, TÁ ELE. POUCA GENTE SABE. POR TRÁS DO ALMEIDÃO, POR TRÁS DO RONALDÃO, POR TRÁS DO DEDE, POR TRÁS DESSAS OBRAS TODAS QUE CONSEGUIMOS FAZER TÁ ELE. QUE EU O COLOQUEI NA SUPLAN, PARA DIRIGIR A SUPLAN E ELE DEU UM SHOW DE BOLA, FAZENDO COM QUE AS OBRAS FOSSE ADIANTE.

(PALMAS)

E, UM HOMEM DESSES PRECISA ESTAR NA POLÍTICA, PORQUE A BOA POLÍTICA É FEITA DE GENTE COMPETENTE, PARA PODER FAZER COM QUE AS COISAS ANDEM”.

(Vídeo 2)

“EU QUERO, TAMBÉM, CHAMAR AQUI RICARDO BARBOSA. RICARDO BARBOSA É UM COMPANHEIRO QUE EU TIVE A OPORTUNIDADE DE COLOCÁ-LO NA SECRETARIA EXECUTIVA DO PAC, EU ASSUMI, QUANDO EU ASSUMI, NÃO TINHA UMA OBRA DO PAC NA PARAÍBA FUNCIONANDO. TODAS PARADAS. UM DESLEIXO SÓ. EU DISSE ‘RICARDO BARBOSA TU VAI PRO PAC. PUXA AQUELA CARROÇA DE QUALQUER JEITO, AMIGO. VAMO BOTAR PRA FUNCIONAR.’ ESSE CIDADÃO AQUI, EM POUCO TEMPO, TODAS AS OBRAS ESTAVAM FUNCIONANDO, ESTAVAM LÁ PARA SEREM CONCLUÍDAS. NÃO BASTANDO ISSO, QUANDO EU TIVE QUE COLOCAR ALGUÉM NA SUPLAN, QUE TEM MAIS DE 1.000 OBRAS, 1.000 OBRAS, POR DENTRO DO ESTADO, AI EU DISSE: ‘RICARDO BARBOSA, ACUMULA A SUPLAN JUNTO COM O PAC.’ E RICARDO BARBOSA FOI PRA SUPLAN E É UM DOS MAIORES CONSTRUTORES QUE A PARAÍBA JÁ TEVE EM CARGOS PÚBLICOS. É ESSE COMPANHEIRO QUE AQUI ESTÁ”.

(PALMAS)

Deputadas e deputados, senhores jornalistas:

Essas afirmações, e teria dezenas de outras a mostrar- lhes, são tão eloquentes que, certamente, expressam e traduzem o que eu poderia pronunciar aqui em 10 ou 20 laudas de discurso.

Espero, contudo, que essa desarrazoada autofagia que nos cerca, encontre e respeite limites.

Pois, como dizia o sábio e querido Manoel Barbosa, meu saudoso pai: “BRIGA NENHUMA É BOA; E A BRIGA EM QUE TODOS PERDEM, ESSA É O FIM”…

Por último, estimado Presidente Adriano Galdino, cumpre-me não apenas realçar, mas, assegurar que, dos 3 eixos prioritários das gestões comandadas pelo ex-Governador – SAÚDE, EDUCAÇÃO e INFRAESTRUTURA -, o mais exitoso como ele próprio enfatiza e o que seguramente se transformou no grande responsável pelos últimos resultados eleitorais, foi o de obras.

Ah, nessa quadra, é-me imperativo afirmar, meu caro ex-Governador:  essas milhares de obras executadas não lhe causaram, nem causarão nenhum desassossego.

E sabe por que? Estou certo que sabe!

Porque elas foram tocadas por mim e pelo “seu”, agora, Governador João Azevedo.

Espero também que ENTENDA e que não veja nenhuma BOBAGEM nisso. Porque tudo o quanto fizemos e você atestou isso inúmeras vezes, foi sempre em nome da BOA POLÍTICA!

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado!

RICARDO BARBOSA

Deputado Estadual


PB HOJE