Plantão

Exército mira em operação venda ilegal de armas em 8 cidades da Paraíba

O Exército Brasileiro, por meio do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC) inicia hoje (9), na Paraíba e demais estados do Brasil, a Operação Alta Pressão VIII. Além da capital João Pessoa, mais sete municípios são alvos da operação no estado. As informações são do sargento França, do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Ao Portal MaisPB, o militar informou que ação tem o objetivo de fiscalizar o comércio de armas de fogo, munições e insumos, em lojas e clubes de tiro cadastrados junto ao Exército, para evitar ou coibir o uso desses produtos controlados por partes de ilícitos.


Para que um produto seja “controlado pelo Exército”, ele precisa ter poder de destruição ou outra propriedade de risco. Além disso, é necessário que o uso seja restrito a pessoas físicas e jurídicas legalmente habilitadas.

A primeira operação do gênero ocorreu em 2015. De lá para cá, foi possível constatar uma significativa redução no comércio indevido de armas e munições no âmbito regional e nacional. Todas as atividades têm contado com a participação de militares do Exército e de diversos Órgãos de Segurança Pública.

Na Alta Pressão VII, em outubro de 2018, foram apreendidas 41.288 munições, 1.135 armas de fogo, 172 armas de pressão entre elas 22 airsoft e duas lunetas de uso restrito em todo o país. Ao todo, 95 empresas foram autuadas por irregularidades administrativas no trato com Produtos Controlados pelo Exército (PCE).


MaisPB