Plantão

Vacina contra H1N1 assusta e há quem não a tome; Saúde garante segurança

O medo de tomar a vacina conta a influenza A, que protege contra o vírus H1N1, ou a desconfiança de que o produto não ofereça proteção eficaz vem fazendo com que diversas pessoas não se imunizem durante a campanha nacional de vacinação, em João Pessoa.

Uma das pessoas que não se imunizou com a vacina foi Antônio Ferreira, de 62 anos de idade, morador do bairro do Cristo, na Zona Oeste da Capital. Segundo Antônio, ele nunca participou de campanhas de vacinação e mesmo assim não lembra de ter adoecido ou pego alguma gripe mais forte nos últimos anos.

“Nunca tomei essas vacinas. Até aqui não tive do que reclamar e não adoeci. Não é questão de ter medo da vacina, da agulha ou de alguma reação, é questão de não querer tomar mesmo. Não sei se é sorte, mas não lembro de ter adoecido por gripe nos últimos anos. Também não acredito que a vacina imunize”, afirmou Antônio.


Ao Portal Correio, uma leitora também contou que a mãe e um tio dela, que possuem entre 80 anos e 90 anos, não tomaram a vacina porque não acreditam que ela possa imunizar contra alguma doença. Além disso, tanto a mãe como o tio da leitora aconselharam outras pessoas da família a não serem imunizados durante a campanha.

“Não é medo, mas eles não acreditam que a vacina proteja contra alguma coisa. Minha mãe foi contra eu ter tomado a vacina, mesmo eu tendo asma e ser aconselhada pelo médico a me imunizar”, disse a leitora.

Saúde reafirma eficácia da vacina

Em contato com o Portal Correio, o gerente de Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, Daniel Araújo, contou que a vacina é segura e deve ser tomada por todas as pessoas que estão no grupo de risco da campanha.

“O medo que o pessoal tem é da agulha. A vacina é segura, não passou por nenhuma alteração de composição e, inclusive, é a mesma que foi utilizada na campanha do ano passado. Quem se imunizou no ano passado pode ficar tranquilo e se imunizar mais uma vez”, afirmou Daniel.

Ainda de acordo com Daniel, a vacina só é contraindicada para as pessoas com alergia à proteína do ovo ou que já tenham sofrido reações extremas após vacinação.

“Pessoas com alergia à proteína do ovo não devem ser vacinadas. Com relação a casos de reação da vacina, a gente só considera uma reação quando a pessoa apresenta algum caso severo, sendo comprovado por exame. Pessoas com dores no músculo onde a vacina foi aplicada ou que apresentem febre não devem ter medo, isso não é uma reação causada pela vacina; essas pessoas podem continuar recebendo as doses anuais que são disponibilizadas”, garantiu o gerente.

Ministério da Saúde reforça sobre segurança

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Conforme o Ministério, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. 

“Temos milhões de pessoas vacinadas, não só no Brasil, mas no mundo. Esta é uma vacina de vírus inativado, desta forma não tem capacidade de ocasionar um quadro gripal. O que pode ocorrer é que a pessoa, ao receber a vacina, coincidentemente, pode ter sido acometida por outros tipos de vírus em circulação e que não estão incluídos na vacina, inclusive aqueles que causam resfriados”, explicou a coordenadora no Ministério da Saúde, Carla Domingues. 

Quem pode se vacinar

A vacinação ocorre nos grupos de risco, que são: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade. O público-alvo deve apresentar o cartão de vacinação nos postos.

Em casos de pessoas que estão com doença aguda ou febre a recomendação é de adiamento da vacina até o restabelecimento da saúde.

Sintomas da gripe A

Os sintomas da gripe A, causada pelo vírus H1N1, são comuns a de uma gripe comum, como febre repentina que supera os 38° C; tosse intensa; dor de cabeça constante; dor nas articulações e nos músculos; falta de apetite; calafrios frequentes; nariz entupido, espirros e falta de ar; náuseas e vômitos; diarreia; e mal estar geral.

A gripe é transmitida pelo contato com pessoas doentes e pode causar complicações como pneumonia, se não for tratada adequadamente.



Por Halan Azevedo