Plantão

Mais de 660 pessoas aguardam por transplantes de órgãos na Paraíba

A lista de espera para conseguir um transplante de córnea, rim ou fígado atingiu as 664 pessoas, segundo dados divulgados nessa quarta-feira (7) pela Secretaria de Saúde do Estado.

Do total de pessoas na fila, 317 aguardam por transplante de córnea, 343 de rim e quatro de fígado. De acordo com a diretora da Central de Transplante da Paraíba, Gyanna Lys, as doações de córnea têm crescido, mas a população ainda mostra resistência quando se trata de doar outros órgãos e tecidos.


Este ano, a Paraíba contabilizou 21 transplantes de córnea e três de rim, segundo a Central de Transplantes. Já em 2017 o número de transplantes realizados foi de 187, sendo 152 de córnea, 34 de rim e um de fígado.

“É importante que as pessoas reflitam sobre a doação, para que possamos criar uma corrente de solidariedade. Cada cidadão tem seu papel nesta causa, conversando com amigos e familiares, explicando a importância da doação para salvar vidas. Temos a oportunidade de melhorar a qualidade de vida de quem está na fila de espera por um órgão. Podemos transformar a dor da perda de um ente querido em amor e uma nova possibilidade de vida para alguém”, disse Gyanna Lys.

Para entrar em contato com a Central de Transplante e solicitar palestras, tirar dúvidas ou informar os óbitos há o e-mail: transplante@gmail.com e os telefones (83) 3244.6192 ou 9 8845.3516.


portalcorreio