Plantão

Saiba os benefícios do ômega 3 para a sua saúde

O corpo humano precisa de alguns nutrientes essenciais para garantir seu bom funcionamento, como vitaminas, minerais, carboidratos e algumas gorduras. 

A deficiência dessas substâncias no organismo pode resultar em doenças, problemas de saúde, fraqueza e falta de energia. Por isso, uma alimentação saudável e equilibrada é indispensável para o bem-estar e desenvolvimento do corpo e da mente.

O ômega 3 é um ácido graxo extraído principalmente de peixes como o salmão e outras espécies, e tem como principal função auxiliar o organismo na manutenção dos níveis de triglicerídeos (gordura) estáveis.


Toda vez que ingerimos alimentos que são fontes de açúcares ou carboidratos (pães, massas, doces, frituras e outros), o organismo os transforma em triglicerídeos, armazenando essa gordura para que possa oferecer a energia da qual o corpo precisa para funcionar corretamente.

Contudo, quando o consumo de gorduras é mais alto do que o necessário, os níveis de triglicerídeos acabam ficando desregulados, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e da quantidade de gordura no fígado.

Ingerir ômega 3 ajuda a manter esses níveis regulados e contribui para evitar diversos problemas de saúde. Para alcançar os melhores resultados, o mais recomendado é aliar o consumo da substância a uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares.

Principais vantagens

- A substância possui ação anti-inflamatória, além de auxiliar no controle da pressão arterial – fatores que contribuem para evitar doenças cardíacas;

- Também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, deixando seu corpo mais preparado para combater doenças;

- Mesmo sendo uma gordura, pode ajudar a emagrecer. Também mantém a pele mais saudável, macia e bonita;

- A gordura também possui efeito antitrombótico, pois estimula a dilatação e inibe a agregação de plaquetas, principais causas das temidas tromboses;

- É possível utilizar a substância no tratamento de ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos. Também melhora o desempenho cognitivo;

- Importante para regular os níveis de gorduras e colesterol presentes no sangue.

É importante ressaltar ainda que, uma vez no organismo, o ômega 3 sofre uma biossíntese de ácidos graxos (EPA e DHA), que possuem estruturas similares, mas funções muito diferentes.

Enquanto o EPA está ligado a questões da saúde cardiovascular, o DHA é importante para o desenvolvimento do sistema cerebral, principalmente quanto à visão, bem como à saúde materno-infantil.

Como incluir o ômega 3 na sua dieta

É possível incorporar o ômega 3 à dieta incluindo peixes como salmão, atum ou até mesmo sardinha nas refeições – optando por pratos cozidos ou assados, já que ao fritar os peixes, as propriedades dessa gordura benigna podem ser perdidas devido às altas temperaturas.

Também encontra-se o ácido graxo em sementes de linhaça, chia e nozes, que podem ser incorporadas à rotina alimentar.

Mas, para facilitar ainda mais o acesso a essa substância em meio à correria do dia a dia, é possível encontrá-la em cápsulas, tornando o consumo desse nutriente muito mais prático. 



A Tribuna