Plantão

URGENTE! Crianças menores de 5 anos lideram casos graves de vírus respiratórios, na Paraíba



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (1º), o Boletim Epidemiológico nº 7, com dados atualizados sobre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na Paraíba. De janeiro até agora, o estado já registrou 2.553 casos de SRAG, sendo 1.173 com identificação de vírus respiratórios por RT-PCR.


De acordo com o levantamento, crianças menores de 5 anos seguem como o grupo mais vulnerável, com os maiores índices de infecção por vírus respiratórios. Foram 304 casos de vírus sincicial respiratório (VSR), 329 de rinovírus e 218 de Influenza A. Entre os idosos, o vírus com maior presença é o da Covid-19, com 160 notificações de SRAG.


O boletim ainda registra 109 mortes associadas a vírus respiratórios: 54 por Covid-19 e 55 por outros vírus, sendo 22 delas por Influenza A.


Para conter o avanço das infecções e prevenir os casos graves, a SES prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 31 de julho. A medida tem como foco os grupos prioritários, como crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, mas a imunização está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade.


A recomendação da SES é que pessoas dos grupos prioritários, como gestantes, crianças e idosos, procurem uma unidade de saúde para atualizar o cartão vacinal e se proteger contra formas graves da gripe”, reforçou Fernanda Vieira, chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da SES-PB.


Além da vacinação, a Secretaria reforça a importância de medidas simples e eficazes, como lavagem frequente das mãos, uso da etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar) e evitar expor pessoas doentes a ambientes coletivos.


O boletim completo pode ser consultado no site oficial da SES-PB, no link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/arquivos-1/vigilancia-em-saude/be_virus_respiratorios_07_2025.pdf


Secom / Foto: Tony Winston/Agência Brasília