Plantão

Brasil vence Portugal e conquista vaga para a final da Copa do Mundo de futebol de areia



O Brasil venceu o clássico das areias contra a seleção de Portugal por 4 a 2, de virada neste sábado (10), e vai à final da Copa do Mundo de Beach Soccer, em Seychelles. Thanger, Filipe, Rodrigo e Catarino fizeram os gols brasileiros. Bernardo Lopes e André Lourenço marcaram para Portugal.


A seleção brasileira agora enfrenta Belarus na final, que bateu Senegal por 5 a 2 na outra semifinal, hoje mais cedo. A decisão acontece já neste domingo (11), às 12h30 - de Brasília. Na areia, o Brasil já é hexa e agora vai em busca do heptacampeonato mundial da modalidade.


Como foi o jogo


A seleção portuguesa começou pressionando, criando chances perigosas com Jordan, destaque e principal nome dos portugueses. O Brasil demorou a entrar no jogo.


A pressão deu resultado e a seleção portuguesa abriu a conta. Bernardo Lopes aproveitou desvio da defesa e desviou para o gol de cabeça, no susto. Foi o único gol de um primeiro período pouco inspirado.


O Brasil voltou bem para o segundo período e empatou o jogo cedo. Catarino acertou o travessão de bicicleta e, no lance seguinte, Tanger tentou outra bike e, dessa vez, mandou para o gol.


Filipe virou o jogo para o Brasil com um golaço. Após passe na medida do goleiro Bobô, o camisa 5 pegou na veia de pé esquerdo e mandou a bola no ângulo, sem chances para o goleiro português.


André Lourenço empatou o jogo para a seleção de Portugal. Após troca de passes pelo alto, recebeu sozinho na área e completou para o gol.


Rodrigo colocou o Brasil de novo em vantagem em um 'quase pênalti'. O R9 tentou a bicicleta e Pedro Martins impediu a jogada com o braço no limite da área. O próprio Rodrigo foi para a cobrança e soltou uma bomba para fazer o terceiro gol brasileiro.


Catarino ampliou a vantagem no final do jogo. Após erro da defesa portuguesa, Thanger dominou e tocou para Catarino finalizar livre e fazer o quarto gol brasileiro e fechar a conta.


Thanger e Rodrigo comemoram classificação

Autor de um dos gols da semifinal, Thanger revelou um puxão de orelha da mãe, a quem dedicou o gol e a vitória da seleção:


"Não sei nem o que dizer. Só quero agradecer a Deus por tudo que tenho vivido. Minha mãe ontem me deu um puxão de orelha e falou que eu tinha que acertar o gol. No vestiário eu sempre falo de Deus e de família. Minha mãe me pediu essa vitória de Dia das Mães. E você, adulto, que tem uma mãe que cuida de você, você é privilegiado. Eu sou privilegiado por ter uma mãe como a senhora."

disse Thanger após o jogo.


Lances importantes


Salvou! Voleio perigoso de Jordan, craque da seleção portuguesa. Antônio salvou de cabeça em cima da linha para evitar o primeiro gol português.


1x0. Os portugueses abriram o placar. Após jogada na direita, a bola desviou na defesa brasileira e Bernardo Lopes completou para o gol quase no susto.


Bike na trave! O Brasil voltou inspirado para o segundo período. Catarino recebeu, levantou e emendou uma bicicleta que carimbou o travessão.


1x1. Agora a bike foi no gol! Tanger dominou no pivô, levantou a bola e puxou e virou uma puxeta de perna esquerda para empatar o jogo.


2x1. Que golaço! Passe perfeito do goleiro Bobô para Filipe, que emendou uma pancada de esquerda no ângulo para virar o jogo para o Brasil.


2x2. Portugal empatou faltando cinco minutos para encerrar o segundo período. Troca de passes pelo alto, até cair no pé de André Lourenço, que completou para o gol.


3x2. Depois de toque de mão português no limite da área, Rodrigo bateu o tiro direto com força e fez o terceiro gol do Brasil na semifinal.


4x2. O quarto gol brasileiro foi de Catarino. Recebeu de Thanger após vacilo português e teve calma para definir o lance e ampliar a vantagem.


Uol