Plantão

Vídeo mostra como tosse pode espalhar coronavírus dentro de avião

Um vídeo divulgado pela Escola de Engenharia Mecânica da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, mostra como um passageiro infectado com o novo coronavírus pode facilmente contaminar os demais dentro de um avião. Na simulação, é possível ver como as gotas de saliva se espalham pela cabine depois que um passageiro tosse.

gif tosse espalha coronavírus dentro de avião

Cerca de dez pessoas ao redor do passageiro contaminado correm maior risco devido à proximidade, mas as gotículas com o vírus podem alcançar até passageiros que estão a quatro fileiras de distância.
Acontece que gotas maiores viajam apenas curtas distâncias antes de cair no chão ou em qualquer superfície, razão pela qual a distância social segura recomendada entre as pessoas é de dois metros. Já os aerossóis, que são pequenos, podem viajar mais – como o visto no GIF.
A simulação é baseada em vírus aéreos que permanecem no ar, mas os cientistas ainda não têm certeza se o SARS-CoV-2, que causa a covid-19, se encaixa nessa categoria.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a área de maior risco dentro de aeronaves são as duas filas na frente, atrás ou ao lado de uma pessoa infectada. Porém, em 2003, durante o surto de SARS, em um avião que transportava uma pessoa infectada, 45% dos que pegaram a doença estavam sentados fora dessa área de maior risco.

A relação com ar-condicionado

Os cientistas acreditam que o ar-condicionado pode ajudar a impulsionar um vírus pelo ambiente, principalmente em espaços confinados sem janelas, como o de aviões.
avião coronavírus
Crédito: VICHAILAO/istock Estudos apontam que coronavírus pode ser transmitido pelo ar em ambientes fechados, com ar-condicionado
Um relatório da revista do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), de 2 de abril, analisou um conjunto de casos em Guangzhou, na China, que podem ter sido causados por ar-condicionado.
Dez pessoas em três famílias foram diagnosticadas com o vírus depois de comer no mesmo restaurante. As pesquisas disseram que as gotas de tosse e espirro por si só não poderiam explicar a propagação do vírus.
Então, os pesquisadores concluíram que “a transmissão de gotículas foi motivada pela ventilação com ar-condicionado. O fator-chave para a infecção foi a direção do fluxo de ar.