Plantão

Justiça condena sete réus em 3ª sentença de operação que apura desvio de dinheiro público, na Paraíba

Sete réus na Operação Recidiva, que apura denúncias de desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro e irregularidades em licitações em vários estados, incluindo a Paraíba, foram condenados na terceira sentença da Justiça Federal em Patos (PB), neste domingo (12). Na mesma sentença, o juiz também decretou cinco novas prisões preventivas.
Se tornaram réus Dineudes Possidônio de Melo, Marconi Édson Lustosa Félix, Madson Fernandes Lustosa, Charles Willames Marques de Morais, Francisco de Assis Ferreira Tavares, Naiane Moreira do Vale e Luís Felipe Diógenes Bezerra.
Na mesma sentença, que envolve esquemas com algumas empresas, o juiz decretou novas prisões preventivas de Madson, Marconi, Charles, Dineudes e Francisco de Assis. Segundo o magistrado, é provável que novas condutas criminosas e lucrativas sejam praticadas pelos acusados se postos em liberdade. Os cinco estão presos no presídio de Patos.

Condenações da terceira sentença

  • Dineudes Possidônio de Melo: seis anos de reclusão e 15 de detenção
  • Marconi Édson Lustosa Félix, Charles Willames Marques e Madson Fernandes: quatro anos de reclusão e 15 de detenção
  • Francisco de Assis: quatro anos de reclusão
  • Naiane Moreira: três anos de reclusão
  • Luís Felipe Diógenes: três anos e seis meses de reclusão
Além das penas privativas de liberdade, todos foram condenados ao pagamento de multa.

Condenações anteriores

Madson, Marconi, Charles e Francisco de Assis já haviam sido condenados na segunda sentença da Operação Recidiva. Outras cinco pessoas também foram condenados.
Já na primeira sentença, por obstrução à Justiça, foi condenado a quatro anos e seis meses de reclusão o empresário Joílson Gomes da Silva. Segundo a sentença, ele dificultou as investigações com destruição de provas, a exemplo de um celular que continha conversas importantes para o andamento do processo.

 G1 PB